Mercosul e União Europeia criam escola virtual

0

A Escola Virtual do Mercosul, rede de formação e capacitação virtual, integrada por especialistas e instituições com representação nos quatro países do bloco, que tem como objetivo desenvolver a economia digital e promover a integração econômica, foi lançada nesta terça-feira, 6, em Brasília. A iniciativa é um dos principais resultados do projeto Mercosul Digital, iniciativa de cooperação internacional entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, e conta com financiamento para 27 meses.

A escola terá cursos de capacitação on-line, serviços de informação e comunidades de prática, para micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, e organizações, dos setores privado e público, nas esferas federal, estadual e municipal, além de atores da sociedade civil. As temáticas desenvolvidas serão, prioritariamente, da área de comércio eletrônico e abordam assuntos como negócios pela internet, segurança em assinatura digital e eletrônica, redes sociais e posicionamento na web, aspectos legais, regulatórios, tributários e alfandegários de comércio eletrônico.

O diretor da Fundação espanhola Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Ceddet), Miguel Ángel Feito Hernandez, destacou que o setor em questão "tem grande potencial de gerar riqueza e é motor de integração econômica e social entre países". A instituição lidera o consórcio responsável pelo projeto.

O ministro Aloizio Mercadante disse que a integração na área de tecnologia da informação se inspira na história da União Europeia e em sua busca de se transformar na região mais competitiva na "economia da informação e do conhecimento". Ele observou que o Brasil é líder no que diz respeito à economia do conhecimento natural, mas que o país e o bloco não podem se acomodar na posição de produtores e exportadores de comodities. "Nós temos que olhar para a economia do futuro, para a economia do conhecimento, para a economia criativa, para a economia verde sustentável, e tecnologia de informação e comunicação é uma dimensão absolutamente indispensável nesse esforço", comentou. Ele avaliou que o crescimento da economia eletrônica será rápido como o impacto da internet na vida das pessoas.

"Entendemos que a educação e o conhecimento não são uma despesa, e sim um investimento com retorno garantido", disse a embaixadora da Delegação Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, acrescentando que o desenvolvimento da sociedade da informação, tanto dentro da região quanto na sua relação com outros países terceiros, tem sido uma prioridade. Ela ressaltou a intensa cooperação que a União Europeia desenvolve com o Mercosul "desde a sua criação em 1991". "Apesar das dificuldades que hoje atravessamos, a União Europeia continua firmemente convencida de que os processos de integração constituem um meio muito importante para a prosperidade dos povos", afirmou. Segundo ela, a UE tem sido até agora o maior parceiro do bloco sul-americano em termos de ajuda ao desenvolvimento, com uma ajuda financeira não reembolsável de 325 milhões de euros no período de 2007 a 2013 aos estados membros, sem incluir os aportes bilaterais e os montantes de cooperação regional na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.