Relatório sobre o PNBL deve ficar pronto na semana que vem

0

O relator da subcomissão especial que acompanha a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), deputado Newton Lima (PT-SP), afirmou que deve apresentar na semana que vem relatório com os resultados do trabalho. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, que realizou audiência pública nesta quarta-feira, 7, para discutir o programa. Lima disse que o relatório deverá apontar os problemas encontrados na implantação do programa e apresentar recomendações.

Segundo o relator, os trabalhos da subcomissão deverão ter prosseguimento no próximo ano. O programa, lançado em maio de 2010 pelo governo federal, lista as ações para ampliar o acesso à internet de banda larga no país. Uma das recomendações do relatório, conforme Lima, deverá ser a revitalização do Fórum Brasil Conectado, criado pelo governo como instância de diálogo com entidades de representação dos usuários, da sociedade civil e de empresas. O fórum chegou a se reunir no ano passado, mas encontra-se desativado.

O deputado defendeu ainda a implantação de parcerias público-privadas como forma de ampliar a acesso à banda larga, nos moldes que vem sendo feito no estado do Ceará. Conforme Lima, parceria entre operadoras privadas, os governos estadual e municipais e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) vem rendendo ao Ceará a ampliação rápida dos indicadores de cobertura de banda larga, inclusive no interior do estado, além de preços mais baixos e velocidades superiores ao restante do país.

"O preço da banda larga é 20% menor no Ceará do que em São Paulo", informou o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. A empresa pública presta serviços para o governo do estado. "Existe competição no mercado cearense", completou Carvalho. Para incentivar a competição, segundo ele, são necessárias leis de incentivo ao compartilhamento da infraestrutura necessária para a prestação do serviço. Ele também defendeu incentivos do governo para as empresas prestarem serviços em locais remotos.

Segundo o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões, o grande desafio da RNP hoje é a interiorização. "Nossa meta é chegar, até 2014, a todas as instituições de ensino superior em 900 localidades, com banda larga a 100 Mbps", disse. Ele informou que a infraestrutura pública de banda larga para uso em ensino e pesquisa ainda não chegou, por exemplo, a Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Manaus (AM). Simões destacou ainda que a rede pode ser usada em telemedicina e telessaúde.

Já o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Luiz Martins, disse que o PNBL pode estimular a educação a distância no Brasil. Para ele, a massificação da banda larga também pode auxiliar o trabalho de pesquisa de mestres e doutores brasileiros, que poderão ter acesso a conhecimentos internacionais e também de outras partes do país. "A banda larga no interior do País pode garantir a fixação desses pesquisadores em diferentes regiões do Brasil", completou. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.