Novell e Microsoft anunciam colaboração técnica para clientes

0

A Novell e a Microsoft divulgaram os detalhes sobre seus planos estratégicos técnicos conjuntos e os benefícios que os clientes podem esperar da parceria entre as empresas, visando aprimorar a interoperabilidade entre o sistema operacional Windows Server e o SUSE Linux Enterprise.

As empresas estão trabalhando no desenvolvimento conjunto de quatro áreas de tecnologia que solucionam problemas significativos enfrentados por clientes corporativos no momento: a virtualização, os serviços web para o gerenciamento de servidores físicos e virtuais, a interoperabilidade de diretórios e identidades e a compatibilidade de formatos de documentos.

A Microsoft e a Novell explicaram que estão desenvolvendo em conjunto uma oferta de virtualização para Linux e Windows Server a fim de consolidar as rotinas de trabalho de servidores em data centers heterogêneos. O contrato de colaboração de virtualização, segundo as duas empresas, resultará em uma tecnologia que permitirá aos usuários uma série de funcionalidades.

Entre elas, por exemplo, estão a hospedagem do SUSE Linux Enterprise Server 10 como um convidado virtualizado em um futuro service pack do Microsoft Virtual Server 2005 R2 service pack 1; bem como a hospedagem do sistema como um convidado preferencial na próxima versão do Microsoft Windows Server, de codinome Longhorn, usando a tecnologia de virtualização do Windows Server, além da hospedagem deste sistema como um convidado paravirtualizado no SUSE Linux Enterprise Server 10 usando a tecnologia de virtualização Xen incorporada ao sistema operacional Linux.

Esses componentes da colaboração de virtualização serão lançados ao longo de 2007.

A Microsoft e a Novell disseram ainda que estão trabalhando com a comunidade para facilitar para os clientes o gerenciamento de seus ambientes Windows e SUSE Linux Enterprise mistos, físicos e virtuais, por meio da colaboração em soluções baseadas em padrões. Além disso, adiantaram que estão trabalhando também no sentido de aprimorar a interoperabilidade de diretórios e identidades entre os produtos e as tecnologias da Microsoft e da Novell usando protocolos baseados em padrões projetados para melhorar o controle de acesso aos recursos de TI gerenciados pelo Novell eDirectory ou pelo Microsoft Active Directory.

?A maioria de nossos clientes tem ambientes de código-fonte misto, e eles desejam que seus fornecedores de plataformas se responsabilizem pelo bom funcionamento de seus sistemas?, disse Jeff Jaffe, vice-presidente executivo e CTO da Novell. ?Essa é a principal finalidade de nosso contrato de colaboração técnica com a Microsoft.?

De acordo com Bob Muglia, vice-presidente sênior da unidade de negócios de servidores e ferramentas da Microsoft, as duas empresas estão trabalhando na redução dos custos e no aprimoramento da flexibilidade nos centros de dados, para que os clientes possam se concentrar no gerenciamento de seus negócios, e não nos sistemas de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.