Facebook teria feito oferta por rival alemão, segundo jornal

0

Quando, no mês passado, entrou com um processo na Justiça contra o site alemão StudiVZ, líder em redes sociais naquele país, o Facebook sustentou que a empresa havia copiado ilegalmente o layout do seu site de relacionamento, com gráficos e características semelhantes. "Grande parte do sucesso, se não todo, do StudiVZ se deve ao fato de ter copiado e violado os direitos de propriedade intelectual", havia dito o Facebook na denúncia apresentada ao Tribunal Distrital de San Francisco, na Califórnia.

O que não foi mencionado – conforme contou um ex-executivo do StudiVZ ao jornal International Herald Tribune – é que o Facebook vinha negociando há meses a compra da empresa, cuja sede fica em uma antiga padaria, no bairro de Prenzlauer Berg, próximo a Berlim Oriental. "O Facebook pode ter uma tecnologia superior, mas não tem os usuários na Alemanha", disse o executivo, sob a condição de anonimato, porque as conversações foram confidenciais. "É isso que deseja o Facebook com StudiVZ."

A compra do StudiVZ – abreviação de Studentenverzeichnis, que em alemão significa lista de estudantes – reforçaria a presença do Facebook em um dos poucos grandes mercados mundiais no qual não tem uma participação significativa. A rede social tem mais de 132 milhões de usuários em todo o mundo, de acordo com a empresa de pesquisas ComScore. Mas StudiVZ, com 12,2 milhões de usuários na Alemanha – dados de junho –, é de cerca de dez vezes o tamanho da versão alemã do Facebook.

"O desafio que se coloca para o Facebook é que o proprietário do StudiVZ, Holtzbrinck Gruppe, já disse diversas vezes que quer, no mínimo, 85 milhões de euros (o equivalente a US$ 134 milhões), com base no valor pago em janeiro de 2007 pelo site. Holtzbrinck está numa posição invejável de não ter que vender o StudiVZ", confidenciou o executivo ao jornal.

Uma segunda pessoa que mantém um relação de negócios com o StudiVZ disse desde o ano passado o Facebook vem negociado sem sucesso com Holtzbrinck para comprar o site de relacionamento. "Eu sei que as duas empresas se reuniram várias vezes para discutir oferta feita pelo Facebook", disse ela.

A porta-voz do Facebook, Debbie Frost, se recusou a comentar o assunto. No entanto, um funcionário do site de relacionamento, falando sob condição de anonimato, confirmou que as duas empresas tinham mantido conversações, mas disse que na maior parte delas foi discutida a questão da cópia ilegal. O StudiVZ não respondeu ao pedido de entrevista do Herald Tribune.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.