Outsourcing: sinais dos tempos

0

A modernização das empresas passa hoje pelo outsourcing. Não há como se planejar para atuar no mercado de forma mais competitiva se não considerar a possibilidade de utilizar a prática como parte estratégica do negócio. O motivo para isso é simples: a necessidade das organizações se focarem em seu core business para sobreviverem não permite que as mesmas se dispersem em atividades-meios no dia-a-dia.

O outsourcing, vale dizer, é muito mais do que simplesmente terceirizar. Seu uso pleno engloba modernização e modificação de processos operacionais e não só redução de custos, ou ainda, como no passado se dizia, repassar a terceiros áreas com problemas organizacionais dentro das empresas. E, também, a simples alocação de mão-de-obra.

Esse conjunto de elementos é capaz de alterar e adequar processos operacionais, gerando qualidade, produtividade e redução de risco aos negócios das organizações, a partir de trabalhos realizados em áreas como contabilidade, controladoria, gestão de pessoas, controle patrimonial, administrativa financeira, contabilidade fiscal, infraestrutura de TI e etc. Todas essas são atividades em que erros geram gastos aparentemente invisíveis, mas que, se colocados na ponta do lápis, aumentam os custos de produtos e serviços oferecidos ao mercado – e, portanto, diminuição imperdoável de competitividade.

A redução desses erros e o melhor controle das atividades-meios são possíveis com o outsourcing. Atualmente, a prática está relacionada à colaboração e parceria entre os envolvidos – empresas contratantes e prestadores de serviço. A busca pela excelência é uma constante.

Comprometimento entre ambas as partes — isso cresceu bastante em todo o âmbito das relações comerciais — no nível de serviço a ser realizado sinaliza a possibilidade de construir um acordo vantajoso para contratantes e contratados. Aqui, não existe a fórmula de um sair ganhando. Isso faz com que, a médio prazo, a iniciativa tenda a fracassar.

Por fim, faz-se premente modificar a cultura brasileira de que risco nas empresas é uma questão essencialmente de vender menos. Perder e ganhar também envolve o exercício estratégico, de planejamento e de organização da estrutura de back-office da empresa. O outsourcing tem intrinsecamente estas características como pilares de atuação.

Geuma Campos Nascimento é sócia da Trevisan Outsourcing e professora da Trevisan Escola de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.