Empresas de software de Campinas alcançam R$ 1 bilhão de faturamento

0

O ecossistema de empresas de Tecnologia da Informação de Campinas superou a marca de R$ 1 bilhão de faturamento anual. É o que aponta um levantamento feito pelo Núcleo Softex Campinas – órgão que reúne empresas de tecnologia da informação de Campinas e região – com base no faturamento das 140 empresas associadas em 2010. Para 2011, a expectativa do Núcleo é de que o segmento cresça 30% em relação ao ano passado.
De acordo com Fábio Pagani, coordenador adjunto do Núcleo Softex, trata-se de um marco importante, que mostra a força da região como pólo produtor de tecnologia. “O resultado do levantamento é uma prova do alto nível de maturidade alcançado pelas empresas de software de Campinas, e de que elas continuam competitivas no mercado nacional”, afirma. Pagani ressalta, ainda, que a região enfrentará uma série de desafios para que seu ecossistema continue evoluindo, entre eles o surgimento de novos negócios a escassez de mão de obra especializada.
Tendo como objetivo auxiliar as empresas a superarem estes desafios e contribuir para o desenvolvimento do setor, o Núcleo Softex esta colocando em prática um plano de ações que visa a fortalecer a marca “Campinas” como pólo de alta tecnologia. O projeto consiste em uma série de iniciativas que podem ser resumidas em três pilares: fortalecimento do ecossistema, fomento ao empreendedorismo e suporte ao desenvolvimento das empresas.
Para fomentar o surgimento de negócios, o Softex está seguindo o modelo do Vale do Silício, na Califórnia, e acaba de se tornar sócia de uma empresa de participações para investir em startups. Além disso, em parceria com a Inova – Agência de Inovação da Unicamp, o Softex está reestruturando sua incubadora e abrirá espaço para novas startups que queiram se desenvolver dentro do Núcleo a partir do início do próximo ano. “A meta é que Campinas se torne referência nacional em produção tecnológica, em especial no desenvolvimento de software, e que isso atraia cada vez mais investimentos”, afirma Pagani.
Outra frente importante do projeto é a criação de um cronograma de eventos estruturado a partir 2012, que terá o objetivo de atrair alunos de computação, investidores, empreendedores e interessados de todo o Brasil para Campinas. Entre os eventos que serão organizados pelo Softex, estão dois Startup Weekends, evento mundial que têm como o objetivo a apresentação de projetos empreendedores, e também o CodeFest – uma grande competição de desenvolvimento de software voltada a alunos universitários, que visa a formação de mão de obra para as empresas da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.