Brasil e Japão ampliam cooperação na área de TICs

0

Autoridades dos governos do Brasil e Japão anunciaram nesta terça-feira, 9, que os dois países pretender trabalhar na ampliação e manutenção da agenda de cooperação tecnológica na área de banda larga. O secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins, e o vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Akira Terasaki, reiteraram o compromisso de manter a bem-sucedida parceria estratégica que já vem dando certo na área da TV digital.
De acordo com Martins, os dois governos vão criar o Fórum de Promoção de Banda Larga Sem Fio, sob a supervisão conjunta do Ministério das Comunicações do Brasil e do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão. Ele disse que o fórum, cujos detalhes ainda estão sendo fechados, será dedicado à promoção de tecnologias de informação e comunicações dos dois países e terá a participação dos governos brasileiro e japonês, além de contar com representantes da indústria e de institutos de pesquisa.
Segundo o secretário de Telecomunicações, a intenção é levar o Brasil a aproveitar a expertise do Japão no desenvolvimento de tecnologias digitais. "Assim como fizemos no desenvolvimento da televisão digital, vamos trabalhar juntos aproveitando as oportunidades para transferência de tecnologia e desenvolvimento da indústria nacional", explica Martins.
O vice-ministro de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, Akira Terasaki, disse que os estudos vão se basear principalmente no desenvolvimento da quarta geração da telefonia móvel (4G) e da televisão pela internet, IPTV. Segundo ele, a cooperação tecnológica entre brasileiros e japoneses deve ser aperfeiçoada, tendo em vista o êxito na implantação do sistema japonês de TV Digital no Brasil e na adoção do padrão por países da América do Sul. Para o secretário de Telecomunicações, as grandes dimensões territoriais do Brasil demandam uma necessidade maior de se popularizar a banda larga por via do sistema sem fio. "Em países como o Brasil, tecnologias sem fio podem ser mais importantes para a disseminação da tecnologia", disse.
O anúncio foi feito durante o seminário Brazil-Japan International Workshop for Broadband Development, que ocorre em São Paulo, organizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério de Assuntos Interiores e Comunicações do Japão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.