Gartner coloca Alcatel no topo da telefonia IP na Europa

0

Relatório divulgado pelo Gartner aponta a Alcatel entre os líderes em seu ?Magic Quadrant for Corporate Telephony in EMEA, 2005? e como a primeira do ranking em termos de participação de mercado para telefonia IP corporativa na Europa Ocidental no ano passado.

De acordo com o Gartner, a Alcatel manteve sua posição como a maior fornecedora da Europa, com 16,4% de participação de mercado, considerando-se todas as linhas de telefonia corporativa instaladas em 2004. Para Jean-Christophe Giroux, presidente das atividades de soluções corporativas da Alcatel, o resultado é fruto dos investimentos contínuos da empresa em áreas como colaboração e aplicativos de telefonia IP.

A fabricante francesa também comemora os resultados de pesquisa feita pela Ovum-RHK, a qual mostra que ela conquistou 11% de participação no mercado de roteadores IP Edge no segundo trimestre deste ano, um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior. O desempenho da Alcatel, conforme analisa o estudo, foi alimentado pelas aplicações triple play, VPNs baseadas em Ethernet e IP, agregação de banda larga e tráfego móvel.

Na Europa, a Alcatel conquistou 19% do mercado de roteadores IP Edge no segundo trimestre ? um crescimento de 5% em relação ao trimestre anterior. O avanço se deveu às implementações de rede para clientes como a France Telecom, Telenet na Bélgica e TeliaSonera na Escandinávia. O percentual deve aumentar com os contratos recém-fechados com a BT 21CN, Be e Exponential-e no Reino Unido, Portugal Telecom e Auna na Espanha.

O estudo da Ovum-RHK revela que o mercado cresceu 7% de um trimestre para o outro, somando US$ 315 milhões, uma indicação de que o padrão Edge passou a ser o foco dos investimentos das operadoras, que começam a transformar suas redes para acomodar e consolidar redes privadas virtuais (VPNs) corporativas e aplicações triple play como IPTV, voz sobre IP e internet de alta velocidade.

A Alcatel também obteve maior participação no mercado de MSWAN, estimado em US$ 450 milhões, consolidando-se na segunda posição com 24,8% das receitas no segundo trimestre, de acordo com dados de pesquisa da Dell?Oro. Segundo o instituto, o crescimento demonstra claramente que as operadoras fixas e móveis continuam a adotar o portfólio multisserviço da fabricante para gerar novas oportunidades de receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.