Positivo Informática aumenta market share, mas ações continuam em queda

0

Apesar dos papéis na bolsa virem perdendo valor desde o início deste ano, com suas ações apresentando desvalorização de quase 70% — elas chegaram a valer R$ 11 no mês de agosto —, a Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil, conseguiu um aumento de 2,5 pontos percentuais na participação de mercado no segundo trimestre em relação ao período de janeiro a março.

De acordo com estudo da IDC, denominado "Brazil Quarterly PC Tracker 2Q 2008", o market share da fabricante foi de 13,9% do mercado total, representando 106,6% e 126,9% a mais (em unidades) do que a segunda e a terceira colocadas, respectivamente.

Em desktops, a vantagem apresentada em relação às concorrentes foi ainda maior: 152,1% e 240,7% superior (em unidades) a mais que segunda e a terceira colocada, respectivamente. Segundo a IDC, no mercado oficial, a participação da Positivo no trimestre foi de 22,5%, sendo 24,1% em desktops e 19,2% em notebooks, ocupando em ambos os segmentos, o primeiro lugar.

No segmento de governo, a empresa também liderou, totalizando 36,2% de participação de mercado no trimestre, um aumento de 16,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, em razão, principalmente, do início das entregas para as licitações do MEC e do Ministério das Comunicações, vencidas pela Positivo. No setor de varejo, a Positivo liderou tanto em desktops quanto em notebooks, e vendeu cerca de 18% a mais do que a soma do segundo e terceiro colocados, com 25,1% de market share.

No segundo trimestre, a fabricante também registrou crescimento na participação do mercado corporativo, com 2,6%, o que representou um aumento de 368% em relação ao trimestre anterior O mercado corporativo, no qual a Positivo iniciou sua atuação no fim de 2005, apresenta grande oportunidade de crescimento para a companhia, já que ele responde por cerca de 40% do mercado total, e neste mercado, a participação do mercado cinza supera os 50%.

Ao todo, a fabricante comercializou 315 mil PCs no segundo trimeste. A menor participação de mercado registrada no período, se deve basicamente à entrada de novos concorrentes nacionais, os quais posicionam seus produtos principalmente nas faixas de preços mais competitivas.

Assim como ocorreu nos terceiro e quarto trimestres de 2006, a empresa avalia que o nível de preços praticado por esses concorrentes não seja sustentável no médio e longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.