Conselho avalia estudo sobre crimes digitais

0

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica aprecia nesta quarta-feira (10/10) o estudo prévio da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados sobre crimes digitais. O novo tema de estudo foi aprovado pelo conselho, que irá agora preparar uma avaliação completa sobre o assunto com vistas à formulação de mudanças na legislação penal e civil.

Diante da defasagem da legislação brasileira que trata dos crimes digitais, o país está se tornando uma espécie de laboratório planetário para a prática de crimes digitais, para onde afluem hackers do mundo inteiro especializados no roubo de dados e identidade, fraude de cartões de crédito, pirataria e vandalismo online. A avaliação é do presidente do conselho, deputado Inocêncio Oliveira, a partir de estudo solicitado à Consultoria Legislativa. Ele também cita relatório de uma empresa londrina de consultoria, especializada em risco digital, que identificou 96 mil ataques digitais no Brasil.

Por essa razão, o conselho, órgão de assessoramento da mesa diretora da Câmara, decidiu incluir a problemática dos crimes digitais no rol de temas em estudo, assunto que fará parte da pauta da reunião desta quarta-feira.

Estudo preliminar

O consultor legislativo Fábio Luiz Mendes, um dos responsáveis pelo estudo preliminar, explica que o principal desafio para os legisladores é o de produzir leis suficientemente abrangentes para deter atividades ilegais, mas simultaneamente permissivas a fim de reconhecer os usos legítimos dos sistemas informatizados. Essa tradicional dicotomia do processo legislativo, completa o consultor, se verifica de forma mais pronunciada justamente na adequação dos códigos criminais aos delitos digitais.

Segundo Mendes, há mais de 15 projetos de lei sobre o assunto tramitando na Casa, sendo que o do ex-deputado Luiz Piauhylino, foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara, e agora tramita no Senado Federal. Outro projeto que esquenta o debate e incorpora boa parte dos demais, é o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que propõe alterações em algumas leis atuais, dentre outras, o Código Penal, o Código do Consumidor e o Código Penal Militar.

De acordo com especialistas na matéria, nunca foram vendidos tantos microcomputadores no país como agora. Estima-se que as vendas neste ano deverão alcançar mais de 10 milhões de máquinas, quase 25% a mais que em 2006. Em contrapartida, os crimes digitais crescem em ritmo ainda maior, sendo que nos últimos seis meses praticamente triplicaram, concentrando-se, principalmente, em objetivos financeiros, o que significa que o crime online está se profissionalizando.

Países como EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha já criaram legislações próprias contra as infrações online e também participam de tratados internacionais que reúnem mais de 40 nações. Um dos acordos mais conhecidos para ?caçar? criminosos, diz o consultor Fábio Mendes, é a Convenção de Budapeste, da qual o Brasil ainda não participa por falta de uma legislação específica para tratar de crimes eletrônicos.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.