Nokia tem crescimento de 37% na América Latina

0

A Nokia quer expandir presença na América Latina, principalmente no Brasil e no México, e para isso vai ser agressiva nesses mercados nos segmentos de aparelhos celulares médios e sofisticados.

Na região, a companhia cresceu 37% no terceiro trimestre de 2005 enquanto mundialmente registrou crescimento de 29% em volume de vendas. A empresa atingiu a marca de 66,6 milhões de celulares vendidos neste período com 33% de participação no mercado.

A meta, segundo o presidente e diretor operacional da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, durante uma videoconferência realizada nesta terça, 8/11, é chegar a 40% do mercado global em 2006.

A empresa aposta em mercados sofisticados para seus smartphones, com o lançamento de sete novos modelos no primeiro trimestre de 2006. A previsão de vendas da Nokia de celulares com câmera é de 100 milhões de unidades até o final do ano que vem.

Segundo Fernando Terni, presidente executivo da Nokia Brasil e Nokia Networks para a América Latina, a telefonia tem 44% de penetração no Brasil e muito espaço para crescer tanto no tempo de uso dos aparelhos quanto na ampliação da capacidade das redes sem a necessidade de aumento de cobertura.

A empresa quer ampliar participação no País no segmento de aparelhos mais populares e sofisticados. Na América Latina, de 40% a 50% da demanda vem de aparelhos da categoria popular (até US$ 60). Kallasvuo destaca, no entanto, que os mais vendidos no México e no Brasil são do segmento médio e sofisticado.

Sobre o litígio judicial com a Qualcomm, Kallasvuo destaca que a discussão é comum na indústria de patentes e não quer maximizar a importância desse episódio em especial. Nesse caso, no entanto, a empresa foi surpreendida, antes de negociarem a questão com a Qualcomm. "Agora vamos esperar o processo judicial para ver como vai ser resolvido", diz Kallasvuo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.