Conferência latino-americana de software livre começa na terça

0

Começa na próxima terça-feira (13/11) a Latinoware 2007 (4ª Conferência Latino-Americana de Software Livre), que acontecerá no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. O evento é pomovido pela Itaipu Binacional, Fundação PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serpro.

Devem participar dessa quarta edição cerca de 2,5 mil pessoas, entre profissionais da área, professores, universitários, técnicos e pesquisadores. Também está confirmada a participação de 20 palestrantes, entre eles as três maiores personalidades mundiais do software livre ? Richard Stallman, que foi quem deslanchou o movimento do software livre no mundo, com a criação da Free Software Foundation; e John Maddog Hall, que é um dos fundadores do movimento Open Source International e, desde 1995, preside a Linux International; além de Bruce Perens, co-fundador do movimento Open Source Iniciative e líder do projeto Debian, nome adotado para uma distribuição não comercial dos programas de código aberto GNU/Linux.

Os dois dias de evento terão cerca 60 palestras e 16 minicursos, em que serão discutidos temas como a tecnologia da informação e comunicação com base em software livre, a integração latino-americana e os avanços do software livre no mundo. Também serão lançados importantes trabalhos, como o Guia Prático sobre Software Livre, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O material será uma contribuição para divulgar o papel do software livre na disseminação do uso das tecnologias da informação em prol do desenvolvimento sustentável.

A quarta edição da Latinoware também vai premiar as melhores soluções em software livre apresentadas durante o evento. O Prêmio Latinoware de Software Livre foi criado para incentivar e valorizar as pesquisas para o desenvolvimento de programas de código aberto. Serão premiados os cinco melhores projetos, desenvolvidos por indivíduos ou grupos de desenvolvedores, em qualquer linguagem de programação.

Outra atração é a Olimpíada de Robótica Livre Latino-americana, em que serão demonstrados trabalhos realizados com o uso de ferramentas de hardware e software livre. A olimpíada terá caráter de oficina, pois os participantes vão trabalhar na construção de um "artefato técnico" que será controlado pela Interface de hardware livre (IHL), responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. O desafio é escrever o software que irá controlá-lo.

Durante a conferência, as crianças que visitarem a Estação Ciência também terão a oportunidade de conhecer os conceitos de software livre, com a promoção da Latinoware Kids. Uma tenda com computadores e laptops será montada em frente à Estação Ciência para que os alunos possam participar de atividades dinâmicas, que vão abordar conceitos e noções básicas de software livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.