Softex começa a mapear setor de software brasileiro

0

A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) anunciou que vai mapear o setor de software por meio da criação do Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software e Serviços (SIBSS), que foi apresentado no Painel de Compromisso, encerrado nesta sexta-feira (9/11), em São Paulo.

O próximo passo agora será mobilizar e sensibilizar as empresas, fornecedoras potenciais de dados ao SIBSS, para a importância de participar do projeto, segundo Virgínia Duarte, gerente de projeto da Softex. ?Queremos fazer isto utilizando o apoio das entidades de classe e dos Agentes Softex?, esclarece.

Ao fazer um balanço do encontro, a executiva destacou que cerca de 50 mil empresas constituem, atualmente, a indústria brasileira de software e serviços, lembrando que 97% desse universo é formado por empresas com menos de 20 empregados. ?A formação de um banco de dados confiável só trará benefícios a todos os envolvidos, inclusive o governo federal, que poderá desenvolver políticas especiais para o setor, a partir da radiografia que o sistema irá permitir?, disse Virgínia.

Ela conta que o SIBSS, que é coordenado pela Softex e conta com recursos e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Secretaria de Política de Informática (Sepin), surgiu da necessidade de acesso a dados básicos sobre a indústria brasileira de software e serviços de maneira consistente e periódica.

Para conceber o sistema e analisar os dados coletados, a Softex conta com a participação de uma equipe formada por seis consultorias, cada uma delas responsável por um dos seus subsistemas: caracterização do ofertante de software e serviços; o mercado consumidor de software e serviços; a capacitação da força de trabalho, P&D, inovação, qualidade e produtividade; as políticas governamentais, questões tributárias, propriedade intelectual e fomento; tecnologias em áreas pré-selecionadas; e a imagem do software brasileiro.

Para que o levantamento seja ainda mais preciso e reúna o maior volume de dados possível, a Softex já firmou acordos de cooperação com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e a Embrapa Informática. A entidade espera, em breve, fechar acordo com outras instituições, inclusive organismos governamentais. ?Também queremos muito trabalhar em colaboração com os Agentes Softex e com entidades como a Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro)?, informa Virgínia.

O SIBSS tem como objetivo buscar um padrão conceitual e metodológico, o alinhamento dos dados a padrões internacionais e a inclusão do Brasil em levantamentos estatísticos realizados por organismos como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). ?É importante destacar que o SIBSS não é um projeto de uma instituição só. Ele está sendo construído por todos aqueles que estão preocupados e comprometidos em saber quem somos, quais as nossas competências e as nossas necessidades?, conclui Virgínia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.