Google é multado em R$ 850 mil por divulgar perfis falsos no Orkut

0

O Google foi condenado a pagar indenização de R$ 850 mil Rubens Barrichello por causa da publicação de várioas perfis falsos sobre o piloto de Fórmula 1 no Orkut. A decisão judicial foi publicada nesta segunda-feira, 9, no Diário Oficial de São Paulo.
Além dos perfis falsos, a empresa também será obrigada a retirar do ar as comunidades ofensivas sobre o piloto. A sentença é de primeira instância, portanto ainda cabe recurso.
Por meio de comunicado oficial, o Google afirmou que já recorreu da decisão e acredita na revisão pelo Tribunal de Justiça. "O Google entende que a decisão de primeira instância tomou por base premissas equivocadas, como a de que o Google é responsável pelo conteúdo criado por internautas e tem o dever de controlá-lo, exercendo verdadeira censura prévia", disse a empresa.
Segundo o Google, os casos de uso indevido da liberdade de expressão no Orkut são punidos com a remoção dos conteúdos ilegais identificados. Entretanto, a empresa frisa que não exerce controle prévio sobre os conteúdos criados pelos usuários, não podendo exercer papel de polícia ou de juiz em relação aos internautas.
"Por fim, o sr. Rubens Barrichello é pessoa notória, sujeita às manifestações positivas e negativas da opinião pública. Nesse sentido, o Google reafirma que não é responsável por qualquer dano à imagem do piloto e acredita que a melhor solução será dada pela Justiça, quando do julgamento definitivo do caso", conclui a empresa em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.