PMEs não protegem dados em servidores virtuais

0

A Symantec anunciou  os resultados da sua Pesquisa 2011 sobre Virtualização em Pequenas Empresas que analisou a adoção da virtualização dentro das PMEs e o impacto nessas organizações.  De acordo com o estudo, esse segmento tem um grande interesse nessa tecnologia, mas ainda estão aprendendo como adotá-la. Quando implementam a virtualização em servidores, elas estão colocando seus dados em risco. A pesquisa constatou que a maioria delas não usa nem as medidas mais básicas para proteger e garantir a segurança de seus ambientes virtuais. A pesquisa abrangeu 658 entrevistados em 28 países.
"As pequenas empresas estão avaliando como a virtualização pode beneficiar suas organizações. Ainda estamos nas fases iniciais do ciclo de adoção, mas a virtualização permite que empresas de pequeno porte reduzam custos e atendam às crescentes demandas por maior produtividade e eficiência", afirma Steve Cullen, vice-presidente sênior de estratégia e marketing da Symantec Corp. "Entretanto, estando ou não prontas para fazerem a transição para tecnologias de virtualização, é essencial que as pequenas empresas sempre protejam e garantam a segurança dos dados, não importa que tipo de ambientes tenha."
Destaques da pesquisa
• Benefícios financeiros orientam a decisão de virtualizar – 70% dos entrevistados disseram que suas organizações estão considerando a virtualização.  Não surpreendentemente, os benefícios financeiros são a principal razão de adoção da virtualização de servidores. As menores despesas de capital foram citadas por 70%, enquanto 68% afirmaram que as menores despesas operacionais também orientam as decisões de implantar a virtualização. Outros benefícios são a capacidade de usar menos servidores para o mesmo número de aplicações (67%) e maior capacidade de expansão dos servidores (65%).
• Capacidade limitada de TI é empecilho para algumas pequenas empresas – Apesar do interesse, as pequenas empresas estão encontrando dificuldades para migrar da discussão para a execução. Somente 10% dos entrevistados implantaram servidores virtuais e estão concentrando seus esforços iniciais nas aplicações mais simples, menos críticas. Os principais desafios são desempenho (60%), backup (56%) e gerenciamento de segurança e patches (56%).  Quase um terço das pequenas empresas não está planejando a virtualização nesse momento e citaram a falta de experiência como causa.
• Dados em servidores virtuais não possuem segurança básica – Quando as pequenas empresas passam a usar ambientes virtuais, deixam de proteger e garantir a segurança dos dados. Apenas 15% fazem sempre backup dos servidores virtuais; 23% fazem com pouca frequência ou não fazem de modo algum. Elas não estão fazendo nada para proteger os dados – apenas 40 % estão totalmente seguros.  Os entrevistados disseram que problemas relacionados a orçamento e equipe os impedem de tomar as medidas essenciais. Mesmo aquele que afirmou estar um pouco ou totalmente seguro, está, na verdade, menos seguro do que pensa. Impressionantes 78% não têm antivírus nos servidores virtuais; 48% não usam firewall; e 74 por cento não possuem proteção para os endpoints.
Recomendações
A Symantec diz que há algumas medidas simples que as pequenas empresas podem tomar para proteger adequadamente dados e sistemas:

• Defina uma estratégia de virtualização: trabalhe com um consultor de TI para desenvolver uma estratégia. Desenvolva proativamente as principais orientações e avalie as necessidades de segurança e proteção de dados.  Determine se a migração para os serviços na nuvem é indicada para você. Depois de ter uma estratégia, desenvolva um plano e siga-o.
• Garanta a proteção dos ambientes virtuais: identifique as soluções de segurança de que você precisa para proteger seu ambiente virtual, incluindo firewall, antivírus e segurança para endpoints. Estabeleça práticas de segurança como uma camada adicional de proteção.
• Proteja os dados: tenha uma abordagem simplificada para backup. Implemente uma solução que proteja ambientes físicos e virtuais. Considere uma solução de eliminação da duplicação de dados para economizar tempo e espaço.

A Pesquisa da Symantec sobre Virtualização em Pequenas Empresas é resultado de uma enquete realizada em maio de 2011 pela Applied Research, que abrangeu profissionais de TI responsáveis pela gestão dos recursos computacionais de pequenas empresas com 5 a 249 funcionários. A pesquisa foi desenvolvida para avaliar como as pequenas empresas estão adotando a virtualização. Incluiu 658 entrevistados em 28 países da América do Norte, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico e América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.