Mercadante promete incentivos à indústria de aparelhos celulares

0

O Brasil espera pôr em prática um projeto de nacionalização dos insumos de tecnologia e telecomunicações a serem usados na Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas em 2016. Trata-se de elevar a cota obrigatória de componentes fabricados no Brasil, que são usados em produtos finais da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). “Queremos aprofundar as cobranças de nacionalização dos equipamentos”, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloísio Mercadante, durante almoço da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

Uma das estratégias do governo, segundo Mercadante, é incentivar a indústria nacional de aparelhos celulares, que vem sofrendo com a perda de competitividade para produtos chineses. “Vamos expandir o PPB (Processo Produtivo Básico) para celulares e notebooks; afinal, não podemos continuar importando mercadorias prontas, enquanto temos uma indústria preparada no País”, argumenta o ministro.

De acordo com ele, a crise econômica da União Europeia, somada às dificuldades que ainda se sobrepõe aos Estados Unidos e Japão, efeitos da tempestade na economia mundial em 2008 e dos recentes desastres naturais que acometeram a Ásia, podem se tornar oportunidades para o Brasil, em 2012. “Seremos o alvo dos investimentos, pois, atualmente, poucos países podem manter uma economia como a nossa, que terá incrementos no próximo ano, com a chegada do salário mínimo e outros estímulos”.

O ministro garantiu que o Governo brasileiro tem US$ 350 bilhões em reservas para, eventualmente, enfrentar a crise econômica e dar incentivos aos setores estratégicos para o País. “Hoje temos condições de manter políticas de desonerações e incentivos à indústria nacional”.

Revisão

Mercadante também reiterou que o governo estuda uma revisão na portaria 950/2006, que estabelece os requisitos para que um produto seja considerado de tecnologia nacional, dando ao fabricante dele o direito de se beneficiar da Lei de Informática. "Podemos modificá-lo, sim. É algo que está sendo estudado", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.