Programa criado na PUC-RJ recomenda investimento aos clientes do BTG Pactual

0

Um robô que utiliza inteligência artificial para recomendar investimentos de acordo com o perfil de cada cliente, com atendimento integralmente online. Esse é o resultado do primeiro projeto desenvolvido pela parceria que deu origem ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) BTG Pactual, laboratório vinculado ao Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), inaugurado em março na PUC-Rio.

O robô, conhecido como robô advisor e batizado de digibot, marca mais uma etapa do maior banco de investimentos da América Latina no mercado de varejo.

O digibot foi desenvolvido, em três meses, pelo Prof. Ruy Milidiú e seis alunos – de graduação, mestrado e doutorado em Informática.

Embora o sistema esteja essencialmente associado aos dados recebidos, a participação humana é importante para considerar as nuances de cada processo. O robô incorpora o conhecimento de economistas do banco para fazer uma sugestão dentro do universo de estratégias de investimento.

O modelo de inteligência artificial adotado pelo digibot é baseado no aprendizado de máquina, que evolui conforme as informações são recebidas. Cada experiência do consumidor com os produtos financeiros do banco contribui para o robô formar uma linha de comportamento e fazer sugestões de investimento que se tornam mais precisas com o tempo. Esta mesma tecnologia, denominada Sistemas de Recomendação, é empregada no Facebook, no Spotify e na Amazon, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.