Sony tem prejuízo de US$ 5,6 bilhões em 2011

0

A Sony anunciou nesta quinta, 10, seus resultados financeiros para o ano fiscal terminado em março de 2012.

As vendas globais da companhia tiveram queda de 9,6% no ano, em ienes, chegando a US$ 79,2 bilhões. Com isso, o prejuízo líquido da companhia foi de aproximadamente US$ 5,6 bilhões.

A companhia atribui a queda nas vendas ao câmbio desfavorável às exportações japonesas, ao terremoto que atingiu o Japão no ano anterior, às inundações na Tailândia e à crise econômica nos países desenvolvidos. O ien se valorizou durante o ano 8,5% em relação ao dólar e 3,9% em relação ao euro.

O setor que apresentou maior queda nas vendas foi o de eletrônicos de consumo, que caiu, em ienes, 18,5% no ano fiscal, com US$ 38,25 bilhões em vendas e prejuízo líquido de US$ 2,8 bilhões. Isso se deve especialmente, segundo a Sony, à queda de receita na venda de TVs LCD, tanto em unidades vendidas quanto no preço dos aparelhos, devido à retração econômica no Japão, EUA e Europa. A queda também se deveu ao fim de um subsídio do governo japonês para a compra de TVs de alta definição. Também caíram os mercados de PCs, câmeras digitais e games, este atribuído à estratégia de redução de preços do PlayStation 2 quando do lançamento do PlayStation 3.

A área de equipamentos profissionais também teve queda nas vendas, de 12,6% em ienes, somando US$ 16 bilhões em 2011, mas com prejuízos líquidos de US$ 246 milhões.

Também tiveram perdas as áreas de celular e música. A primeira teve queda nas vendas de 12,4% em euros, somando receitas de 5,29 bilhões de euros, contra 6,03 bilhões de euros no ano anterior. As vendas de música caíram 5,9% em ien, devido principalmente à queda nas vendas de CDs físicos, embora a gravadora do grupo tenha emplacado alguns sucessos no ano que frearam um pouco a queda, como os CDs da cantoras Adele e Beyoncé, da banda Foo Fighters e da trilha da série Glee.

Positivo

A única área do grupo que apresentou crescimento de receitas em 2011 foi a de filmes e TV, que cresceu 9,6% em ienes. O faturamento chegou a US$ 8,02 bilhões. Ainda assim, o lucro líquido de US$ 416 milhões foi 11,7% menor que o do ano anterior.

Segundo a empresa, o crescimento se deve ao aumento nas receitas com programas de TV nos EUA, especialmente na TV paga, aumento nas vendas de publicidade na Índia, venda de programas para TV paga e video on-demand e venda de licenças de merchandising da franquia “Homem-Aranha”.

O relatório completo pode ser lido aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.