Estudo revela que 7 milhões de brasileiros fazem compras pela internet

0

Um estudo sobre o estágio do comércio eletrônico na América Latina e Caribe, encomendado à America Economia Intelligence pela administradora de cartões Visa, revelou que 7 milhões de internautas, ou 3,7% da população brasileira, já têm o hábito de fazer compras pela internet. No ano passado, as vendas on-line no Brasil alcançaram a marca de US$ 4,89 bilhões, um crescimento de 116% na comparação com 2005, e um recorde em e-commerce na região. O aumento é atribuído principalmente ao crescimento econômico, aos avanços na tecnologia, o aumento da penetração de cartões de crédito e às mudanças no comportamento do consumidor.

"Cada vez mais os cartões de crédito se posicionam como um dos principais aliados para o crescimento do e-commerce, prova disso é que mais de 65% das compras on-line do Brasil são realizadas com cartões de crédito", afirma Eduardo Chedid, diretor executivo sênior de Produtos da Visa Brasil.

O estudo, que tem como objetivo mostrar a situação atual e as tendências do e-commerce na América Latina e Caribe, apresenta o índice "e-Readiness B2C", que compara a capacidade das economias da região para desenvolver a demanda por comércio eletrônico. Em 2007, a América Latina chegou a 26,2 pontos no e-Readiness, enquanto que o Brasil chegou a 42,5 pontos. Esse índice, segundo maior da América Latina, pode ser explicado pelo nível de bancarização e pela penetração de cartões de crédito no país, segundo a America Economia Intelligence.

A análise destaca que, em outros países da América Latina, os e-consumidores superam 12% da população. No Brasil, a cifra de 3,7% é suficiente para colocar o país em primeiro lugar entre os que mais compram pela internet em toda a região, com 45% das e-compras no período. Outro dado importante é que o e-commerce no Brasil representa 0,38% do PIB nacional, acima da média da região de 0,32%, mas ainda distante de economias mais avançadas como os Estados Unidos, onde a penetração alcança 1%.

Além do número de e-consumidores, entre os elementos que acompanham o fenômeno das compras pela internet estão as assinaturas de banda larga e os cartões de crédito. Segundo a America Economia Intelligence, do ponto de vista teórico, na medida em que houver mais conexões de banda larga e quanto melhor a qualidade dessa conexão, haverá mais internautas. E quanto mais internautas com cartões de crédito, mais usuários poderão participar desse mercado. No Brasil, apenas 3,6% da população possui banda larga, já a penetração de cartões de crédito é de 46%, o maior índice da América Latina.

O estudo aponta ainda que o Brasil poderá ter um ótimo cenário para continuar em forte expansão no mercado de comércio eletrônico, porém, para isso, precisa ter um pouco mais de atenção ao que se refere à necessidade de aumentar o investimento em infra-estrutura digital para suportar a grande crescente do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.