As vantagens de terceirizar

0

A terceirização é a transferência de atividades-meio de uma empresa, proporcionando maior disponibilidade de recursos para focar em sua atividade-fim. Isso reduz a estrutura operacional da empresa, diminuindo a burocracia e reduzindo custos. Mas, como qualquer serviço, tem suas vantagens e desvantagens, por isso, as empresas devem tomar cuidado para conseguir usufruir dos benefícios da terceirização.
As atividades prestadas por terceiros sempre existiram, mas não interferiam na sociedade e na economia, por isso, não eram denominadas terceirização. Essas mudanças surgiram com a Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias de armamento não conseguiram abastecer o mercado e perceberam a necessidade de concentrar a indústria na produção e terceirizar as atividades de suporte, o que gerou diversos empregos e “criou” esta nova forma de serviço. No Brasil, a terceirização chegou através das multinacionais. As primeiras empresas que surgiram oferecendo estes serviços foram as de limpeza e conservação.
Assim como acontece hoje, a ideia ao terceirizar era aumentar a eficiência se preocupando apenas com a essência do negócio. Há diminuição de custo, através da redução de pagamento de encargos, por exemplo, e também diminui a burocracia, pois há um enxugamento de atividades e gastos, tornando os processos mais rápidos. Além de serviços simples, como limpeza, portaria e segurança, atividades que estão diretamente ligadas a qualidade da atividade-fim da empresa também são terceirizadas, como a área de TI e os contact centers, por exemplo.
Mesmo sem dados de pesquisas, sabemos que a maioria das empresas terceiriza algum serviço e este setor gera muitos empregos, ajudando a movimentar a economia do País. Segundo a Gartner, a terceirização de TI deve alcançar 251,7 bilhões de dólares em 2012, com aumento de 2,1% em comparação com os 246,6 bilhões de dólares movimentados no ano passado. O Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) estima que cerca de 550 mil operadores de contact center atuam em empresas terceirizadas, sendo 350 mil em São Paulo (SP).
A terceirização é cada vez mais necessária, e as empresas devem tomar cuidados para evitar problemas. Por isso, algumas questões devem ser observadas antes da contratação de serviço terceirizado, como avaliar o histórico da empresa que será contratada e redigir um contrato minucioso, especificando com clareza os direitos e deveres de ambas as partes.
Falando dos casos específicos de contact center, que tem dado muito que falar, principalmente na questão de atendimento ao cliente, as regras são as mesmas. A organização que quer terceirizar o seu contact center deve buscar uma empresa com um bom histórico, que invista em tecnologias avançadas e na qualidade do ambiente de trabalho, oferecendo os recursos necessários para que operadores trabalhem com tranquilidade e possam ser eficientes nos resultados.
Sabemos que apesar de o serviço ser prestado por uma empresa contratada, é a imagem da empresa contratante que está em jogo, por isso, todo cuidado é pouco. No momento em que estamos, não há como uma empresa assumir todas as atividades. Terceirizar é mais que uma necessidade e traz vantagens para todos!
*Carlos Carlucci é country manager da Vocalcom Brasil – empresa especializada em soluções para contact center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.