Empresas mantêm investimentos em segurança durante a crise

0

A crise econômica mundial não alterou a forma como as empresas encaram a segurança da informação. Ao menos é isso que se pode deduzir com base numa pesquisa mundial realizada pela consultoria Ernst & Young. O levantamento constatou que 52% das companhias não reduziram os investimentos na área, além de 40% terem afirmado que aumentaram o orçamento em sistemas de segurança no ano passado.
A consultoria, que ouviu 1.865 empresas em 61 países, aponta que os riscos a segurança das companhias também aumentou. Quarenta e um por cento dos entrevistados afirmaram que a quantidade de ataques externos, como phishing ou ataques a sites, aumentou, e 25% delas disseram ter registrado aumento de ataques internos nos últimos 12 meses. No entanto, a maioria dos pesquisados (44%) declarou não ter sentido diferença alguma no número de ameaças à segurança das informações de suas operações.
De acordo com a pesquisa, os ataques internos têm crescido em decorrência da represália de funcionários contra demissões, preocupação apontada por 75% dos entrevistados. Destes, 42% disseram estar "tentando entender as ameaças" e 26% contaram já ter adotado medidas para redução dos riscos.
No entanto, mesmo cientes de todas as ameaças e receosas quanto à quantidade de riscos que as brechas na segurança da informação podem acarretar, as empresas ainda relegam a segundo plano o investimento em segurança. Algumas justificam essa postura à falta de recursos disponíveis. A escassez de recursos é lembrada por 20% dos pesquisados, e 19% alegam que o orçamento que recebem não é adequado às necessidades reais de segurança da informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.