Cerca de 1 milhão CDs com software pirata são apreendidos no semestre

0

Mais de 354 ações de combate à pirataria foram realizadas durante o primeiro em todo o país, que resultaram na apreensão de mais de 1 milhão de CDs contendo programas piratas. O número representa um aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA).

Além de 98 computadores, também foram retirados do ar 121 sites que comercializavam softwares piratas e 8.505 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais.

No período as entidades registraram 17 mil contatos, por e-mail e por telefone, dos quais mais de 5% referiam-se a denúncias contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 1.263 notificações extrajudiciais às companhias infratoras.

Recentemente, a Abes e a BSA divulgaram a quarta edição do ?Estudo Anual Mundial de Pirataria de Software?, elaborado pela IDC Brasil. A pesquisa revelou que 60% dos softwares instalados no ano passado em computadores pessoais no Brasil foram obtidos ilegalmente, índice quatro pontos percentuais inferior se comparado a 2005. O Brasil foi o mercado que registrou a maior queda na taxa de pirataria do mundo, mas por outro lado é o país com os maiores prejuízos na América Latina, estimados em US$ 1,148 bilhão.

?Esses números reforçam o trabalho da Abes para coibir a prática da pirataria no país. Registramos um crescimento significativo no número de CDs apreendidos em relação ao ano anterior, o que reflete o empenho das esferas pública e privada em coibir essa prática. Além disso, a queda de 4% do índice de pirataria mostra também o aumento da conscientização da população?, declara o coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes, Emílio Munaro.

Além dessas ações, a Abes deu continuidade ao programa lançado em 2006 para capacitação de policiais. O evento já passou pelas cidades de Recife, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Campinas, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Goiânia, Brasília, Manaus, Belém e Florianópolis onde foram treinados mais de 1,2 mil policiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.