Intel realiza testes com chip de 80 núcleos

0

Pesquisadores da Intel desenvolveram o primeiro processador programável do mundo que oferece desempenho semelhante ao de um supercomputador com um único chip de 80 núcleos, pouco maior do que uma unha, e que, segundo a fabricante, consome menos energia do que a maioria dos atuais aparelhos domésticos.

O chip é resultado de pesquisas que a companhia vem realizando para o que ela chama de ?computação de escala tera?, que busca oferecer desempenho em teraflops (trilhões de operações flutuantes por segundo) para futuros PCs e servidores.

De acordo com a Intel, o desempenho em escala tera e a habilidade de processar terabytes de dados desempenharão um papel crucial em futuros computadores com acesso irrestrito à Internet, ao utilizar novas aplicações para educação e colaboração, bem como para fomentar o aumento do entretenimento de alta definição para PCs, servidores e dispositivos portáteis.

A Intel não tem planos de lançar esse chip específico, desenvolvido com núcleos de pontos flutuantes, no mercado. No entanto, a pesquisa de escala tera da companhia é fundamental para investigar possíveis inovações em processadores individuais ou especializados, ou funções de núcleo, os tipos de interconectores de chip para chip e chip para computador necessários para um melhor tráfego de dados e, o mais importante, para definir como o software precisa ser projetado para aproveitar totalmente os múltiplos núcleos de processamento.

A primeira vez que o desempenho teraflops foi conseguido foi em 1996, com o supercomputador ASCI Red construído pela Intel para o Laboratório Nacional Sandia. O computador ocupava mais de 600 metros quadrados de espaço, era equipado com aproximadamente 10 mil processadores Pentium Pro e consumia mais de 500 kilowatts de energia. O chip de pesquisa da Intel atingiu o mesmo desempenho com um único chip de múltiplos núcleos.

A Intel, que nesta semana realiza sua conferência anual de circuitos integrados, em São Francisco, além do chip de 80 núcleos, vai apresentar outras oito pesquisas, incluindo uma que abrange a micro-arquitetura Intel Core e seu uso em processadores de núcleo duplo e quádruplo, em notebooks, PCs desktop e servidores, utilizando tanto o processo tecnológico de 65 nanômetros (nm) quanto o revolucionário processo de 45 nm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.