Celulares poderão vir com tecla para emergência médica

0

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Dr. Nechar (PP-SP) que obriga os fabricantes de celulares destinados à comercialização no mercado brasileiro a colocar uma tecla de emergência para usuários que tenham doenças crônicas. Conforme o projeto, se essa tecla for acionada, a tela do celular exibirá o problema de saúde do usuário (que pode estar inconsciente), ao mesmo tempo em que acionará um serviço de emergência previamente cadastrado, informando a localização geográfica do usuário e a necessidade de socorro imediato.
Conforme o projeto, quando a tecla for acionada, a tela do celular deverá informar se o proprietário do aparelho tem problemas cardíacos, de hipertensão ou se é diabético; e se é usuário de medicação específica, para o caso de intervenção cirúrgica. Essas informações facilitarão o atendimento do proprietário do celular que esteja inconsciente.
Segundo a proposta, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), os celulares só receberão a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se tiverem a tecla de emergência.
Para o deputado, a tecnologia da comunicação pode ser usada para salvar a vida das pessoas em caso de urgência médica. "Além disso, permitirá que os familiares e amigos sejam informados da necessidade de socorro médico, bem como da localização geográfica do usuário", completou.
O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.