AMD lança chips gráficos para tentar ganhar mercado da Intel

0

A AMD anunciou nesta terça-feira, 12, o lançamento de uma placa processadora gráfica de alta velocidade produzida com tecnologia da ATI Technologies, empresa que adquiriu há quase dois anos. A nova tecnologia, batizada de ATI Radeon HD 4870 X2, é destinada a computadores que precisam constantemente de atualização gráfica, como as máquinas utilizada para a criação de animações, análises laboratoriais ou jogos de vídeo.

Segundo a empresa, a placa pode realizar 2,4 trilhões de cálculos por segundo (teraflops) – o padrão da indústria é de aproximadamente 1 teraflop.

Com o lançamento, a AMD espera amenizar as críticas que tem sido alvo pela aquisição da ATI, feita em 2006, por US$ 5,4 bilhões. Desde a compra, a fabricante de chips vem perdendo faturamento.

No último mês, a empresa registrou queda US$ 4,60 em suas ações – uma redução de quase 70% em relação ao ano passado. Além disso, somou sete trimestres de resultados negativos e decidiu substituir o CEO Hector Ruiz pelo diretor-executivo Dirk Meyer.

O mercado de computação gráfica tornou-se um importante segmento para a empresa e uma forma de ajudá-la a diferenciar os produtos voltados ao mercado de PCs. A ATI, agora uma divisão da AMD, e a sua rival Nvidia oferecem processadores gráficos de alto desempenho, que funcionam a partir de um sistema do microprocessador.

A Intel ainda não possui em seu portfólio um processador gráfico, mas anunciou na semana passada que vai entrar nesse mercado no ano que vem ou no início de 2010, com uma nova família de chips cujo codinome é Larrabee, que visa a aceleração gráfica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.