LG desbanca Samsung no ranking de celulares nos EUA

0

A fabricante sul-coreana de celulares LG Electronics ultrapassou sua arqui-rival Samsung ao conseguir o segundo lugar no ranking de vendas no mercado dos Estados Unidos no último trimestre, ficando atrás apenas da Motorola, de acordo com dados da empresa de pesquisas Strategy Analytics.

Segundo a consultoria, a popularidade dos celulares com tela sensível ao toque (touchscreen) produzidos pela LG, incluindo os modelos Vu e Voyager, ambos vendidos pela Verizon Wireless, que concorre com o iPhone da Apple, oferecido exclusivamente pela AT & T nos EUA, é um dos fatores do crescimento exponencial da empresa naquele mercado.

O estudo aponta que o mercado americano de telefones celulares teve um crescimento no trimestre de 5,3%, para 41,9 milhões de aparelhos, na comparação com o mesmo período do ano passado, ao contrário de regiões como a Ásia e a África, que tiveram um crescimento mais lento. A unidade global de celulares da LG teve um aumento de 15% nas vendas no período, totalizando 297 milhões de unidades embarcadas, segundo a Strategy Analytics.

A LG obteve uma participação de 21% nas vendas de celulares nos EUA no último trimestre e, com isso, recuperou a segunda posição no ranking que havia perdido exatamente para a Samsung, há dois anos. A Motorola, fabricante americana, ampliou a sua participação nas vendas para 25,8% no período, enquanto que a Samsung caiu para 18,6%.

A canadense Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, terminou o segundo trimestre na quarta posição naquele país, aumentando a sua participação de mercado para mais de 10%. Esta é a primeira vez que a empresa supera essa marca, que respondeu por 10,6% das unidades vendidas naquele país. Esse desempenho, segundo a Strategy Analytics, decorre do crescimento da demanda por seus aparelhos multimídia Pearl e Curve.

Já a Nokia, que lidera o mercado mundial com mais de 41% dos celulares vendidos em todo o mundo, ficou apenas no quinto lugar naquele país, embora tenha quase duplicado a sua participação de mercado, atingindo 9,5% no trimestre. A participação da Apple nos EUA, em termos de unidades vendidas, caiu 1%, para 2,7%, em relação ao trimestre anterior, o que depois foi praticamente eliminado com o lançamento, em julho, do iPhone 3G.

Apesar da popularidade do iPhone, a Verizon Wireless, joint venture entre a Verizon Communications e a britânica Vodafone, foi adicionando assinantes de forma mais rápida do que a AT&T nos últimos trimestres, ajudada em parte pelos handsets da LG. A fabricante sul-coreana também despontou como a maior fornecedora de celulares para a Verizon, que opera uma rede 3G baseada na evolução da tecnologia CDMA.

A maioria dos analistas ouvidos pelo jornal britânico Financial Times não acredita, no entanto, que a empresa coreana seja capaz de destronar a Motorola do primeiro lugar no ranking este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.