Encontrar equilíbrio na gestão da rede mundial é hoje o maior desafio, diz especialista

0

A gestão da internet no Brasil pode servir de exemplo para a construção da governança internacional da rede mundial de computadores. A afirmação foi feita pelo membro do Comitê de Gestão Brasileira da Internet, Gustavo Gindre, durante a abertura do 2º Fórum para a Governança da Internet, nesta segunda-feira (12/11), no Rio de Janeiro.

Gindre reconheceu que existem dificuldades específicas para o desenvolvimento de um controle mundial da internet. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que encontrar o equilíbrio das forças que devem exercer essa governança é um dos maiores desafios da comunidade internacional. Segundo ele, os níveis de dificuldade em termos mundiais são muito maiores.

O especialista destacou que, no Brasil, o comitê gestor é formado por membros da sociedade civil, incluindo empresários, organizações não-governamentais (ONGs) e universidades, e por um único governo. "E no âmbito internacional, como deve ser feita a seleção dos governos participantes? Que critério usar?", questionou. "Sejam quais forem as conclusões sobre um ponto de equilíbrio para esse espaço, uma coisa é certa: terá que ser ocupado pelo que se chama de multistakeholder [representantes de diversos setores], que é o que se tem hoje no Brasil?, defendeu Gindre.

Para ele, no cenário nacional, o maior desafio do Comitê Gestor da Internet é envolver a população no debate. Gindre acredita que muitos brasileiros não enxergam a real urgência desse tipo de discussão por entenderem que outras questões têm mais destaque, como a fome, o analfabetismo, a existência de população de rua. ?Apesar disso, a gente tem cada vez mais claro que esse é um tema meio para conseguir tratar todos os outros. É preciso dotar as pessoas da capacidade de se comunicar?, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.