Oracle entra na área de virtualização para brigar com VMware e Red Hat

0

Disposta a entrar na briga direta com a VMware, empresa pertencente a EMC que desenvolveu um dos melhores softwares de virtualização, a Oracle anunciou durante o seu evento anual, o Oracle OpenWorld, que acontece até a próxima quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA), o seu software de virtualização de servidores que, segundo a empresa, é três vezes mais eficiente do que os existentes para plataformas x86 e x86-64.

Batizado de Oracle VM, o software é baseado na tecnologia de código aberto Xen Hypervisor e inclui um console de gerenciamento para web.

Mas não é apenas a VMware que está na mira da empresa. A Oracle também quer bater de frente com a Red Hat. No último Oracle OpenWorld, a empresa já havia a anunciado uma distribuição Linux e o suporte com um preço substancialmente menor do que o da Red Hat, mas ela não tem efetivamente conseguido aplacar sua concorrente.

Agora, com o software de virtualização, alguns analistas avaliam que a Oracle talvez esteja apenas tentando desgastar Red Hat antes de fazer uma oferta de compra à empresa. É claro que, por enquanto, trata-se de mera especulação, mas os analistas não descartam essa possibilidade.

Segundo a fabricante de software, várias companhias, entre elas a Dell, HP, NetApp, entre outras, já anunciaram que irão suportar o Oracle VM, que opera tanto com Linux quanto com Windows (Oracle Enterprise Linux 4 e 5; Red Hat RHEL 3, 4 e 5; Windows 2003, Windows Server 2003 e Windows XP).

O Oracle VM já está disponível para download gratuito, e o suporte 24 x 7 é cobrado por sistema. O preço para servidores com até duas CPUs é de US$ 499 por ano por sistema, e para servidores com CPUs ilimitadas o preço é de US $ 999 por ano por sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.