Google ameaça fechar operações na China

0

O Google anunciou que pode fechar suas operações na China. Em comunicado postado em seu blog na terça-feira, 12, o site de buscas alega que seus negócios estão sendo afetados devido a política de censura do governo e por isso pretende rever sua permanência no país.
A nota, assinada pelo vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo e diretor de assuntos legais do Google, David Drummond, diz que os sistemas da empresa, principalmente seu serviço de e-mail Gmail, têm sido sistematicamente invadidos por hackers em busca de informações sobre ativistas dos direitos humanos. O Google afirma que já buscou, por diversas vezes, debater a questão com o governo chinês, mas sem sucesso. Na opinião da empresa, os ciberataques são claramente reflexo da política de vigilância estabelecida pelo regime comunista chinês.
Segundo Drummond, os ataques revelam, além de um sistema estruturado de vigilância do comportamento on-line da população da China, um preocupante esforço da parte do governo chinês para minar a liberdade de informação no país, e isso afeta diretamente os interesses do site de buscas. O executivo declarou, no post, que o Google tem reuniões agendadas com os órgãos reguladores chineses para discutir formas de continuar operando um sistema de buscas no país livre de censura e dentro da lei.
O comunicado diz que a decisão foi tomada pelos executivos norteamericanos e nada tem a ver com os funcionários chineses. "Concluímos que devemos rever a viabilidade de nossos negócios na China e decidimos que não queremos mais continuar censurando nossos resultados de buscas no Google.cn. Reconhecemos que isso pode significar o fechamento do serviço e, possivelmente, de nossas operações no país", diz o post.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.