TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brasil e Japão assinam acordo de cooperação para TV digital

Postado em: 13/04/2006, às 19:43 por Redação

Enquanto discute o padrão de TV digital a ser adotado no país, o governo brasileiro decidiu formalizar acordos de cooperação internacional nessa área. Foi o que ocorreu na quinta-feira (13/04), em Tóquio, onde o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Aso, assinaram memorando. O objetivo do acordo é implementar o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e desenvolver a indústria eletroeletrônica brasileira.

O documento estabelece o desenvolvimento do sistema brasileiro com base no padrão japonês, o ISDB-T, que disputa a preferência nacional com os padrões europeu (DVB) e norte-americano. Caso a escolha brasileira recaía sobre o padrão japonês, o memorando prevê o desenvolvimento conjunto da respectiva plataforma industrial eletroeletrônica brasileira.

O governo japonês assumiu o compromisso de transferir a tecnologia do ISDB-T. Isso será feito através de programa de treinamento de engenheiros, apoiado por especialistas e fabricantes daquele país. O programa será executado em um centro de desenvolvimento a ser criado no Brasil. De acordo com o memorando, em contrapartida, o Brasil será dispensado do pagamento de royalties relativos a patentes da tecnologia ISDB-T.

Com a intenção de implementar o SBTVD, o governo brasileiro pretende organizar um comitê com setores industriais para elaborar propostas que favoreçam o investimento internacional, abrindo caminho para a criação de indústrias de ponta, como a de semicondutores.

O ministro Amorim integra a comitiva brasileira que visita uma série de empresas japonesas das áreas de tecnologia e semicondutores, para discutir futuras parcerias no setor, entre elas Sony, Toshiba e Nec, com o objetivo de aprofundar as discussões do padrão de TV digital a ser adotado no país. O governo brasileiro ainda não definiu qual padrão pretende adotar, mas adiantou que a escolha levará em consideração a perspectiva de haver troca de tecnologia, o compartilhamento da gestão do sistema e a instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

Participam comitiva os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e das Comunicações, Hélio Costa.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top