Brasil e Japão assinam acordo de cooperação para TV digital

0

Enquanto discute o padrão de TV digital a ser adotado no país, o governo brasileiro decidiu formalizar acordos de cooperação internacional nessa área. Foi o que ocorreu na quinta-feira (13/04), em Tóquio, onde o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Aso, assinaram memorando. O objetivo do acordo é implementar o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e desenvolver a indústria eletroeletrônica brasileira.

O documento estabelece o desenvolvimento do sistema brasileiro com base no padrão japonês, o ISDB-T, que disputa a preferência nacional com os padrões europeu (DVB) e norte-americano. Caso a escolha brasileira recaía sobre o padrão japonês, o memorando prevê o desenvolvimento conjunto da respectiva plataforma industrial eletroeletrônica brasileira.

O governo japonês assumiu o compromisso de transferir a tecnologia do ISDB-T. Isso será feito através de programa de treinamento de engenheiros, apoiado por especialistas e fabricantes daquele país. O programa será executado em um centro de desenvolvimento a ser criado no Brasil. De acordo com o memorando, em contrapartida, o Brasil será dispensado do pagamento de royalties relativos a patentes da tecnologia ISDB-T.

Com a intenção de implementar o SBTVD, o governo brasileiro pretende organizar um comitê com setores industriais para elaborar propostas que favoreçam o investimento internacional, abrindo caminho para a criação de indústrias de ponta, como a de semicondutores.

O ministro Amorim integra a comitiva brasileira que visita uma série de empresas japonesas das áreas de tecnologia e semicondutores, para discutir futuras parcerias no setor, entre elas Sony, Toshiba e Nec, com o objetivo de aprofundar as discussões do padrão de TV digital a ser adotado no país. O governo brasileiro ainda não definiu qual padrão pretende adotar, mas adiantou que a escolha levará em consideração a perspectiva de haver troca de tecnologia, o compartilhamento da gestão do sistema e a instalação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.

Participam comitiva os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e das Comunicações, Hélio Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.