Pesquisa aponta redução de fraudes com a Sarbanes-Oxley

0

Pesquisa realizada pela consultoria Approva com 245 executivos de companhias abertas revela que a percepção em relação às determinações da lei americana Sarbanes-Oxley, que faz mais exigências sobre a transparência de procedimentos de empresas de capital aberto, é positiva. O levantamento aponta que 63% dos entrevistados afirmaram que acreditam que a Sarbanes foi bem-sucedida em evitar fraude corporativa, o que representa um aumento de mais de 15% sobre um estudo conduzido em outubro de 2006.

Para 83% dos executivos, houve impacto positivo da lei em suas companhias, apesar de terem ficado divididos em relação a questão que queria saber se a lei aumentou a confiança dos investidores de forma significativa desde 2002. Para 51% deles, a lei aumentou a confiança dos investidores, enquanto 49% apontaram que não houve impacto na confiança ao longo dos cinco últimos anos.

Um outro aspecto apontado pela pesquisa é que os gastos neste ano para cumprir as determinações da lei devem ficar bem abaixo das cifras volumosas investidas no ano passado. De acordo com o levantamento, 52% dos entrevistados disseram que suas empresas devem gastar menos, 31% afirmaram que irão despender recursos semelhantes ao do ano passado e 17% informaram que os gastos serão maiores.

A maioria das companhias entrevistadas (70%) acredita que os investimentos para estar em conformidade com a Sox vão fornecer os negócios, enquanto 30% dizem não estar convencidos de que a lei trará algum valor adicional.

Na comparação com a pesquisa de outubro do ano passado, o número de companhias utilizando uma solução de software para o cumprimento das diretrizes aumentou em 19%. No entanto, 53% das companhias não estão usando uma solução de software para cumprir as normas regulatórias. Daquelas que estão usando soluções de software, 34% disseram que entre 30% e 50% de seus controles continuam sendo feitos de forma manual. Além disso, 55% das empresas que utilizam software declararam estar com 50% ou mais de seus controles são automatizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.