Comissão Européia pode barrar fusão Google-DoubleClick

0

Assim como acontece nos Estados Unidos, o Google vai ser alvo de uma análise profunda da Comissão Européia sobre o impacto da compra da agência de publicidade online DoubleClick para a concorrência no mercado. O órgão regulador está preocupado com o efeito da fusão das duas empresas para outros competidores no mercado de internet e sua capacidade de responder à poderosa aliança, segundo o jornal britânico Financial Times.

Em comunicado, a Comissão disse que uma primeira investigação indicou "que a fusão trará problemas de concorrência nos mercados de intermediação e veiculação de publicidade online". Ela agora tem até 2 de abril do próximo ano para chegar a uma decisão final.

A notícia ganhou dimensão nesta terça-feira (13/11) devido à proximidade da decisão da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), que também está investigando o negócio entre as duas empresas e cujo resultado é esperado para antes do fim do ano. Embora nem mesmo os adversários do Google acreditem que o órgão antitruste americano vá fazer objeções significativas à aliança, os analistas acham que o sinal emitido recentemente pela Comissão Européia no processo antitruste movido contra a Microsoft pode trazer riscos, sim, para o negócio.

De acordo com Rebecca Arbogasto, analista da consultoria americana Stifel Nicolaus, a pressão exercida pelo órgão baseado em Bruxelas no caso da Microsoft aumenta muito as chances de que o Google venha ter de fazer concessões antes de fechar a compra da DoubleClick para poder atuar no mercado europeu.

Embora numa tentativa de se antecipar a possíveis restrições das autoridades antitruste européias o Google já tenha adiantado que irá rever algumas práticas empresariais após a conclusão da operação, ele não deu até agora detalhes sobre o que seria modificado.

Nos EUA, a FTC recebeu reclamações de grupos de privacidade, entre eles o Centro de Informação para Privacidade Eletrônica (EPIC, na sigla em inglês) e do Centro para Democracia Digital (CDD) solicitando que o acordo fosse barrado, a menos que o Google garantisse a privacidade dos usuários, incluindo deletar informações que pudessem identificar o usuário após ele encerrar sua sessão em uma página do site de buscas.

Advogados especializados em privacidade têm manifestado receio sobre a operação, alegando que Google tem muitos dados sobre os usuários e seus hábitos de navegação na web.

O Google disse em comunicado que estava decepcionado com o anúncio da Comissão Européia, mas afirmou que continuará a trabalhar com o órgão antitruste ?para demonstrar como a nossa proposta de aquisição irá beneficiar os editores, anunciantes e consumidores". "Para evitar novos atrasos que poderiam nos colocar numa posição de desvantagem na competição com a Microsoft, Yahoo, AOL e outros, vamos procurar mostrar que outras aquisições no altamente competitivo mercado publicitário já foram aprovadas", disse no documento.

Nesta terça à noite, a Comissão Européia informou que foco do inquérito será analisar se, sem a aquisição, a DoubleClick teria crescido de forma a se tornar um concorrente efetivo do Google no mercado de intermediação de anúncios online.

A fusão foi muito atacada por alguns dos concorrentes do Google, incluindo Microsoft e Yahoo, que sustentam que a operação dará ao Google uma posição dominante no mercado florescente publicidade na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.