Ministro defende maior competição para universalizar internet

0

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, defendeu a redução nos custos da infra-estrutura de manutenção de computadores como forma de ampliar o acesso à internet no mundo. Ele reconheceu que apesar dos esforços que vêm sendo empreendidos pelos governos e por empresas em todo o mundo para reduzir o ?hiato digital?, ainda persistem as diferenças entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, entre ricos e pobres.

Ao discursar no segundo dia do 2º Fórum para a Governança da Internet, que acontece no Rio de Janeiro até quinta-feira (15/11), o ministro disse que uma alternativa para reverter essa situação seria estimular a competitividade para a universalização do acesso à internet.

?Num cenário em que o setor de telecomunicações é de responsabilidade de operadores privados, além de mecanismos contratuais que os obriguem a alcançar índices de universalização dos serviços, especialmente em banda larga, é fundamental haver um ambiente de competitividade ampla e justa para garantir que o maior número de pessoas sejam incluídas no mundo digital?, defendeu Hélio Costa.

O ministro citou como exemplo bem-sucedido o programa brasileiro chamado originalmente de PC Conectado, que consiste num pacote de serviços para acesso à internet a preços baixos somado à aquisição de equipamentos com custos reduzidos.

Segundo Hélio Costa, o PC Conectado resultou em uma ampliação significativa do número de brasileiros que utilizam a rede mundial de computadores. Atualmente, de acordo com ele, já existem 20 milhões de internautas residenciais no país.

O ministro defendeu a redução dos custos de interconexão internacional, os quais, segundo ele, boa parte dos países em desenvolvimento é obrigada a pagar. ?Esses custos têm se tornado cada vez mais significativos à medida que o tráfego de voz e de dados têm sido realizados pela rede?, disse Hélio Costa.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.