Google remove mais de 2 mil itens por mandados judiciais no Brasil

0

O Google divulgou nesta terça-feira, 13, em seu relatório de transparência, o número de pedidos de remoção de conteúdo recebidos entre janeiro e junho deste ano. O documento, atualizado semestralmente, separa as solicitações por país de onde vieram e aponta uma queda nos pedidos de remoção de conteúdos das páginas de seus serviços no Brasil, o que fez com que o país caísse da primeira para a terceira posição entre os países com maior número de solicitações de retirada de conteúdo. O número de pedidos de retirada baixou de 66, no primeiro semestre do ano passado, para 48 neste ano, dos quais 10% foram acatados.

O documento mostra, porém, que houve um aumento no número de mandados judiciais no país para retirada de conteúdo. Entre janeiro e julho deste ano o número total foi de 143 mandados, ante 128 registrados no mesmo período do ano passado.

Segundo o relatório, 70% dos pedidos foram atendidos totalmente ou parcialmente, totalizando 2.220 itens retirados. O Google ressalta que as solicitações governamentais para retirada de conteúdo são altas no Brasil em comparação com outros países e atribui isso, em grande parte, à popularidade do Orkut, site de relacionamentos cuja utilização é praticamente restrita ao território nacional.

A lista é encabeçada pelos Estados Unidos, com 209 mandados e 3.613 itens retirados, o que representa 46% de conformidade. Em segundo lugar aparece a Alemanha, responsável por 180 mandados e 1.050 conteúdos retirados, com taxa de 82%.

O Google destacou a crescente quantidade de pedidos judiciais para retirada de informações. "O número de requerimentos de governos para remoção de conteúdos de nossos serviços foi estável de 2009 a 2011. Porém, no primeiro semestre deste ano, houve um pico”, diz o relatório publicado no blog oficial da empresa. Ao todo, foram 1.791 mandados judiciais em todo o mundo, totalizando 17.746 páginas removidas.

Outro dado evidenciado pela companhia foram as solicitações governamentais para ter acesso a dados de usuários, que registraram uma tendência crescente de 2009 até o primeiro semestre deste ano, atingindo 20.938 pedidos. O Google informa que foram abertas as informações de 34.614 contas de usuários em diversos países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.