França quer ajuda do Google para criar biblioteca virtual

0

Depois de anunciar a intenção de cobrar uma taxa sobre a receita de publicidade dos sites de busca, o governo francês agora que a ajuda do Google para criar uma biblioteca virtual de obras nacionais. Segundo o jornal The New York Times, o Ministério da Cultura da França anunciou na quarta-feira, 13, a intenção de cobrar da empresa um imposto para a digitalização de livros, para que eles possam integrar, também, a biblioteca digital francesa Gallica.
O ministro da Cultura da França, Frédéric Mitterrand, deve visitar a sede do Google na Califórnia para acertar os pontos principais da parceria. No entanto, Mitterrand adianta que a empresa deverá desistir dos acordos de exclusividade que vem tentando firmar com as editoras e autores de seu país, inclusive com a biblioteca municipal de Lyon.
Criticando a ala conservadora radical francesa, o ministro atacou o caráter apaixonado que a discussão tomou nos últimos meses. "Minha intenção é não permitir que esse debate se torne mais um episódio da série de disputas franco-americanas, por mais que esse sentimento seja sustentado pelo charme de Saint-Germain-des-Prés", comentou, se referindo ao bairro de Paris que, segundo o New York Times, é famoso pela concentração de ativistas antiamericanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.