Especialista defende uso web 2.0 para impulsionar colaboração nas empresas

0

A tecnologia baseada em conhecimento já é uma ferramenta comum nos dias atuais. Os portais colaborativos têm criado mundos paralelos onde se reúnem especialistas e interessados por um mesmo assunto para a troca de idéias e experiências, com a vantagem de não precisarem se identificar.

Esta é, na opinião do especialista Peter Coffee, diretor de pesquisa e plataforma da Salesforce.com, a essência do conceito que está pro trás web 2.0, que é, principalmente, tornar os serviços na rede mundial mais eficientes. E é justamente por esse motivo, segundo ele, que os usuários têm colaborado cada vez mais, e sem exigir recompensas.

De acordo com Coffee, tais formas de colaboração acontecem também em ambientes corporativos, e as companhias têm usado as redes sociais para aproveitar o conhecimento de seus funcionários, e assim criar estratégicas de negócios.

Mas o especialista observa que as redes sociais têm forte influência em relação à sustentação ou destruição de uma marca ou reputação de uma organização. Segundo ele, o crescimento acentuado dessas redes e a influência que exercem sobre os usuários, que são também consumidores, pode trazer dissabores como críticas ferozes contra a empresa. Por isso, o desafio delas é como se defender de ataques e comentários negativos, já que nem a tecnologia é capaz de barrar o que entra e o que saí na web.

De acordo com Coffeee, as corporações não podem mais fugir dessa realidade e a saída é instituir comunidades de funcionários, parceiros e clientes, como forma reduzir este ambiente e os grupos o acessam. "O conteúdo da web tem sempre muita audiência, mais que qualquer platéia de seminário de segurança", comentou o executivo durante palestra na Interop, que terminou nesta quinta-feira, 14, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.