Legislativo de São Paulo adota certificado digital e agiliza decisões

0

Com a utilização da certificação digital da Imprensa Oficial, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo reduziu em três toneladas o consumo de papel. Além da economia, a implantação do certificado digital em todas as decisões da Mesa Diretora da Casa poupa 45 árvores, segundo informou a diretora do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional da Assembléia, Maria de Fátima Porcaro, durante palestra nesta quinta-feira, 14, na sexta edição do Fórum de Certificação Digital (6º CertForum). Primeira palestrante do dia, a diretora destacou que o legislativo paulista foi o primeiro a adotar a ferramenta que traz segurança, confiabilidade, integridade e agilidade na tramitação de processos legislativos.

Em sua palestra "A expansão da Certificação Digital no Estado de São Paulo", Maria de Fátima disse que a ferramenta é utilizada no correio eletrônico, notícias/e-clipping e nos processos legislativos. Segundo ela, o processo começou há dois anos e tem obtido aceitação dos usuários. Foram distribuídos 140 certificados na Assembléia.

A previsão é que a partir de agosto a ferramenta esteja disponível para os 94 deputados, chefes de gabinete e diretores da área administrativa. "Com o sistema, será possível que um mesmo documento seja assinado por todos os deputados ao mesmo tempo", reforça. Entre outros usos, diz que a ferramenta permite assinar propostas legislativas e processos administrativos como nomeação e exoneração e sistema de coleta de notícias sobre a Assembléia.

A Imprensa Oficial hospeda o site do governo paulista e cuida de todas as operações que envolvem a produção do Diário Oficial. "A Imprensa é primeira empresa pública certificadora, a única que possui ISO 9001, é a autoridade certificadora dos três níveis administrativos (municipal, estadual e federal), desde 2003."

A experiência da Imprensa Oficial em certificação digital, segundo Maria de Fátima, começou em 2001 com a digitalização das edições do Diário Oficial, publicadas a partir de 1891. Hoje tem um dos maiores acervos públicos digitalizados do Brasil, com sete milhões de páginas e 1,2 terabytes de informações. De 2002 até este ano, a empresa contabiliza quase 170 mil certificados. Informatizada, hospeda o site do executivo paulista, desenvolve sites e produtos ligados ao universo da informática e como autoridade oficial do governo confere autenticidade aos documentos que trafegam pela internet.

Com a certificação digital, uma transação realizada pela internet torna-se muito mais segura, pois as partes envolvidas devem apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando suas identidades. Isso evita fraudes, garante a confidencialidade das informações trocadas, reduz custos e torna a comunicação mais ágil. A popularização do seu uso permitirá a disponibilização, por meio da Internet, de muitos serviços que atualmente necessitam da presença física do cidadão ou do representante legal das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.