Como planejar corretamente a demanda

0

Com o crescimento da automatização de processos e atividades, em todos os tipos de negócio, os executivos de TI assumem cada vez mais a responsabilidade sobre a disponibilidade e sobre os acessos de uma organização, envolvendo produtos e serviços. Na linguagem técnica, isto significa a capacidade de atender aos clientes e às demandas.
Neste ano, tivemos um exemplo claro da falta de planejamento por demanda. Na ocasião, os servidores responsáveis por processar os pagamentos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor) ficaram fora do ar no estado de São Paulo por não suportarem o volume de acessos. Em TI, dois processos são extremamente importantes no planejamento da demanda: gerenciamento de capacidade e gerenciamento de disponibilidade.
Com base no ITIL (Information Technology Infrasctruture Library), a bibilioteca das melhores práticas para o gerenciamento de serviços e infraestrutura de TI, esses processos suportam as informações da empresa, tornando-as acessíveis aos clientes, aos funcionários e aos usuários.
No gerenciamento de disponibilidade, a responsabilidade é garantir que os serviços estejam disponíveis, atendendo os acordos da organização, e ao mesmo tempo otimizando os recursos da infraestrutura de TI. Um gerenciamento eficiente da disponibilidade pode trazer inúmeros benefícios à organização como, por exemplo, melhorias na qualidade dos serviços, menor incidência de problemas, o que diminui os custos de manutenção e suporte, maior controle das operações em TI, entre outros.
Já no gerenciamento de capacidade, a função principal é planejar, de acordo com o negócio da organização, as necessidades atuais e futuras de recursos e serviços para as operações de TI. Um bom planejamento da capacidade possibilita um controle melhor da relação custo x necessidade, resultando numa infraestrutura de TI preparada para novas aplicações e cargas sem comprometer o "bolso" das organizações.
A integração é fundamental para que o negócio esteja bem-estruturado. O gerenciamento de disponibilidade deve manter relação direta com o gerenciamento de capacidade, uma vez que não é inteligente garantir a disponibilidade se a capacidade não for insuficiente.
Uma empresa que reúne uma estrutura de TI alinhada com a ITIL, os gerenciamentos de capacidade e disponibilidade eficientes, somados a um programa de GCN (gestão de continuidade dos negócios), está à frente das concorrentes, principalmente no que diz respeito à vantagem competitiva. Atualmente, o sucesso dos negócios está diretamente ligado a TI. A dependência em relação à tecnologia nos processos corporativos é tão grande que uma simples falha tecnológica pode paralisar o negócio.
Em um cenário no qual a tecnologia proporciona novas formas de inovar e oferecer melhores serviços aos clientes e aos usuários, o melhor para o executivo de TI é estar preparado para atender às necessidades das organizações e eliminar, o quanto for possível, o risco de falhas e inoperância.

* Bruno Nunes de Oliveira é consultor da Sion People Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.