Intel vai disputar mercado móvel com smartphone próprio

0

Com o desenvolvimento de processadores de baixo consumo de energia para para ultrabooks, pilar de sustentação da sua estratégia na área de PCs, a Intel anunciou nesta terça-feira, 15, a entrada no mercado de smartphones. “Não somos conhecidos pela produção de telefones, mas podem aguardar: vocês vão ouvir nosso nome forte nisso”, antecipou o diretor geral da Intel para as Américas, CJ Bruno, durante o Intel Developer's Forum, evento mundial da companhia realizado em São Paulo.

O objetivo da Intel é atingir 100% da população mundial com ao menos um dispositivo tecnológico, de PCs a smartphones, nos próximos cinco anos. Segundo Bruno, haverá 15 bilhões de dispositivos conectados já em 2014. Atualmente, a fabricante de chips britânica ARM Holdings lidera o mercado de processadores de baixo consumo de energia para smartphones e tablets.

Para disputar esse mercado, a Intel vai lançar mão das parcerias que já mantém com as operadoras Lava, na Índia, e Orange, na Europa, e com os fabricantes Lenovo e Motorola Mobility. Além disso, ela está trabalhando em conjunto com o Google para a otimização do sistema operacional Android em seu hardware.

Bruno é cauteloso, contudo, quanto às metas da companhia nessa área e a chegada dos primeiros aparelhos no mercado, pois os projetos ainda estão em fase inicial – a Intel está desenvolvendo um processador de 14 nanômetros, previsto para equipar celulares de alto desempenho em 2014. “Grande parte de nossa pesquisa é focada na otimização de energia e na alta capacidade de processamento em componentes cada vez menores, características essenciais para tablets e notebooks”, explica.

Quando isso ocorrer, a América Latina deve ser parte importante da estratégia. "Acreditamos que o Brasil é um mercado excelente nessa área e a Intel tem experiência no desenvolvimento de soluções em massa. Por isso, esse será um dos mercados prioritários também quando nossa posição estiver consolidada", finaliza o presidente da Intel no Brasil, Fernando Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.