Estudo estima que venda de software pirata supera US$ 8 milhões

0

A Business Software Alliance (BSA), entidade que reúne produtoras internacionais de software, anunciou que foi evitada a venda de pelo menos 36 mil programas ilegais oferecidos em sites de leilão na internet durante o primeiro semestre. Os resultados de estudo realizado recentemente pela entidade estimam, porém, que a comercialização de softwares piratas ultrapassa US$ 8 milhões.

A entidade cita um realizado em 2006 pela IDC, intitulado ?Os riscos de obter e usar softwares piratas?, o qual revela que as chances de comprar um programa sem vírus por meio de sites é bem inferior a 50%. ?O consumidor tem que estar atento aos riscos legais e financeiros que enfrenta pela violação das leis de propriedade intelectual quando se instala software sem licença. A educação e conscientização das pessoas são a melhor forma de evitar essa prática?, declara Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil.

A BSA alerta que, ao comprar um programa de computador pela internet, o consumidor deve se assegurar se o preço não está muito baixo para um original. A entidade observa, ainda, que os produtos falsificados não oferecem ao cliente a funcionalidade e os benefícios totais de uma versão legal e, além disso, há o risco na proteção da informação, pois permite o fácil acesso de hackers a rede.

?Estamos trabalhando para que os consumidores estejam protegidos. Identificamos sites que infringem os direitos do autor e aplicamos as medidas necessárias para bloqueá-los. As empresas online ilegais provocaram um aumento na venda de produtos piratas, devido ao crescimento do comércio eletrônico combinado ao anonimato e volume ilimitado?, finaliza Caramuru.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.