Senador diz que lei paulista é inconstitucional e prejudica Zona Franca

0

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou, em pronunciamento nesta segunda-feira (15/10), que o dispositivo da legislação paulista (artigo 34 da Lei 6.374/1989) que estabelece alíquotas diferenciadas de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para bens de informática produzidos dentro (12%) e fora (7%) da Zona Franca de Manaus é inconstitucional.

De acordo com o parlamentar, o dispositivo infringe o artigo 152 da Constituição federal, que "proíbe a distinção de tratamento tributário entre contribuintes, pela prestação de serviços ou fornecimento de bens de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino".

Arthur Virgílio informou que o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra esse dispositivo. No entanto, o senador frisou que o próprio governador paulista, José Serra (PSDB) ? que é do mesmo partido de Virgílio ? poderia revogar esses atos. O senador disse confiar na sensibilidade do governador.

?Apelo ao seu bom senso e ao seu patriotismo. Compreendo que lhe cabe, como governador, defender os interesses do seu estado. Mas ele não pode pensar apenas em São Paulo. Tem que pensar no Brasil. E o Amazonas não é apenas mais um estado da federação. É o cerne de uma região riquíssima, que interessa também aos paulistas e a todos os brasileiros?, disse.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os incentivos fiscais concedidos pelo estado do Paraná aos fabricantes locais de produtos de informática, ao acatar uma liminar do governo do Amazonas contra a aplicação por aquele estado de alíquotas diferenciadas de ICMS para o setor. A liminar é resultado de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) apresentada por Eduardo Braga, em agosto.

O governador alega que a lei paulista custou aos amazonenses a perda de 17 mil empregos na indústria de eletroeletrônicos. Em fevereiro deste ano, o governo de São Paulo reduziu a alíquota de ICMS do setor de informática para 7%. Em abril, em nova investida, aumentou, de 12% para 18% a alíquota para eletroeletrônicos procendentes da Zona Franca de Manaus.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.