Nada substitui o pensamento!

0

Trabalho há mais de trinta anos na capacitação de pessoas em raciocínio analítico. Neste período testemunhei enormes revoluções tecnológicas na maneira de fazer praticamente tudo!
Desde a padaria da esquina que agora me dá um cartão com código de barras para comprar o pãozinho do lanche de domingo até a fabricação do próprio pãozinho que agora em um forno elétrico de controle digital assa uma massa que chegou congelada para a padaria entregue pontualmente pelo fornecedor através de um programa de reposição automática, tudo controlado por incríveis computadores.
Para aqueles, que a este momento da leitura estão pensando que sou contra o progresso ou contra os computadores, saibam que pelo contrário, estudei eletrônica e minha especialização foi centrada em processamento de dados, hoje, "tecnologia da informação". Mas isto não quer dizer que deixarei que minha vida seja parametrizada por um computador.
Infelizmente isso é o que está acontecendo com algumas Empresas que planejam, desenham e desenvolvem seus processos de negócio "engessados" por um computador.
Imaginem conseguir sair da padaria se houver uma pane de "software", ou de "hardware", ou simplesmente uma falta de energia e o sistema caiu!!!! Impossível, pois a moça do caixa só tem um leitor de código de barras e um computador. Ah, tem também uma calculadora de acesso rápido, mas os códigos dos produtos só no computador que está fora do ar. E se a linha telefônica está com defeito, como pagar com meu cartão de débito sem a comunicação com a administradora de cartões?
E como fazer para sair do hospital após uma delicada cirurgia se o código do medicamento genérico que foi consumido não bate com o código do produto similar que está armazenado no computador. Sinto muito, o senhor terá que aguardar um minutinho.
Sem contar as entradas em prédios ou empresas quando o sistema caiu! Não tem como liberar o crachá, passar pela catraca, nada…., Sinto muito, o senhor vai ter que aguardar um minutinho.
Estes minutinhos às vezes inviabilizam um negócio e não raro transformarem-se em muitos minutões, acabando com a satisfação do cliente.
Outro dia ao acompanhar meu filho para retirar seu carro de uma manutenção em uma conceituada concessionária, na hora de pagar a conta, estendi meu cartão de crédito para o caixa e este me disse que era impossível efetuar o pagamento com cartão de pessoa de nome diferente ao que constava na ordem de serviço. Argumentei dizendo que não só era o pai com o mesmo sobrenome, mas que o cartão de meu filho era dependente do meu cartão titular e que, portanto não haveria risco para a concessionária. Impossível, me disseram, o processo não permite, para isso teria que abrir uma nova ordem de serviço e ainda fazer um cadastro em meu nome, pois senão o sistema não liberava!
O sistema não permite, o sistema caiu, deu "pau" no sistema, o sistema está fora do ar, etc.
A palavra "Sistema" tem sido usada pra denominar um "ente superior" contra o qual não há controle, não há ação possível. Esta é a má notícia!
A boa notícia, no entanto, é que todos estes "sistemas" foram desenvolvidos por humanos e são usados por humanos e, se existe algo que nos diferencia, os humanos, é o poder do pensamento. E, nós os homens, estamos "delegando" esta tarefa aos "sistemas" e aos softwares.
Pensar é uma habilidade que não pode ser deixada de lado quando desenvolvemos "sistemas" ou quando usamos os "sistemas".
É isso que tenho enfatizado em meus seminários de Resolução de Problemas e Tomada de Decisão. Procuro mostrar que as escolhas que fazemos são baseadas em nosso poder de julgamento das informações que temos disponíveis. Este exercício de julgamento é tão mais preciso quanto maior for a nossa capacidade de pensar. Se deixarmos de pensar, limitamos nossa criatividade, deixamos de ver as possíveis soluções dos problemas, tomamos decisões medíocres e somos levados a repetir os mesmos erros e enganos.

Tom Erdos é consultor sênior com mais de 25 anos de experiência na implantação dos conceitos Kepner-Tregoe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.