Câmara Federal debate implicações legais da adoção de recursos de inteligência artificial

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal debate nesta terça-feira,16, as implicações legais da adoção de recursos de inteligência artificial no setor produtivo. O debate atende a requerimento do deputado Goulart (PSD-SP).

O parlamentar destaca que a inteligência artificial vem sendo aplicada nas mais variadas atividades do setor produtivo. "Um exemplo que a maior parte das pessoas já experimentou é o uso de programas de conversação, os chatbots, para atendimento a usuários de telefonia, no lugar de atendentes", afirma.

No entanto, ele destaca que, do ponto de vista legal, há dois problemas muito discutidos e que não encontram tratamento nas leis brasileiras. "Um é a responsabilidade civil ou penal por uma decisão ou uma falha de um programa desse tipo. Outro é o de direito autoral e responsabilidade pelos dados, nos casos em que bancos de dados ou textos são tratados, atualizados ou corrigidos por esses programas", diz.

Foram convidados para o debate:

– o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão;

– o presidente da Comissão Especial de Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal, Rodolfo Tsunetaka Tamanaha;

– o professor de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Virgílio Almeida;

– o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Affonso Pereira de Souza;

– o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Sebastião Sahão Júnior; e

– o produtor cultural, Alê Youssef.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 13.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.