RIM enfrenta forte pressão de investidores para mudar estrutura operacional

0

A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, está sofrendo pressão de investidores para mudar seu modelo de gestão empresarial, segundo informam fontes próximas ao assunto ao The Wall Street Journal. A empresa possui dois presidentes executivos (CEOs), Jim Balsillie e Mike Lazaridis, que atuam também como co-chairman.

Em uma carta que circulou entre os investidores na última quarta-feira, 13, o analista Adnaan Ahmad afirmou que "a RIM se perdeu" no modelo de manter dois executivos no comando da empresa. Dois dias antes, outro analista, Philip Huang, convocou uma reunião com os diretores da empresa para cobrar uma nova liderança, uma provável venda ou uma mudança radical na estratégia de gestão.

Analistas sempre criticaram a estrutura de dois CEOs da RIM, com a justificativa de que o modelo não oferece independência adequada ao conselho de administração para impor novos desafios. A situação agora está crítica. As ações caíram 74% neste ano, rebaixando o valor de mercado da RIM para menos de US$ 8 bilhões. Nesta semana, os papéis da empresa na bolsa eletrônica Nasdaq atingiram o menor índice desde 2004, cotadas a US$ 15,08. Balsille e Lazaridis se comprometeram a trabalhar juntos na transição para um novo sistema operacional para o Blackberry e o Playbook, que não conseguiu deslanchar no mercado de tablets. Até agora, contudo, não apresentaram um plano concreto para isso, o que resultou no aumento das incertezas entre os investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.