Anatel recomenda ao Cade aprovar entrada da Telemex na NET

0

A Anatel decidiu encaminhar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o ato de concentração da NET Serviços, relativo à transferência de ações da Globopar para a Telmex, com a recomendação de aprovação sem restrições. Com a operação, realizada em 2005, a operadora mexicana passou a deter participação minoritária nas operadoras de TV por assinatura controladas pela NET.

Segundo a agência reguladora, a operação, descrita pela Telmex e Globopar como ?mera reorganização societária da NET Serviços?, condiz com a anuência prévia concedida pela Anatel em 6 de dezembro de 2004, quando foi aprovado que a GB Empreendimentos e Participações, controlada indiretamente pela Globopar, passasse a deter 51% das ações ordinárias da NET e a Telmex viesse a deter no máximo 37,5% das ações ordinárias da operadora de TV por assinatura, bem como 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais da GB.

A operação de transferência incluiu, também, a Latam do Brasil Participações, empresa controlada indiretamente pela Telmex. As empresas envolvidas na operação são 26 concessionárias do serviço de TV a cabo da NET. Elas representam cerca de 1,3 milhão de assinantes, ou seja, 36% do mercado de TV por assinatura que compreende mais de 3,7 milhões de usuários.

Em relação ao serviço de TV a cabo, as concessionárias envolvidas na operação continuam a pertencer à NET, que é controlada pela família Marinho, dona da Rede Globo. A operação, segundo a Anatel, respeita a Lei do Cabo, que estabelece que a pessoa jurídica detentora da concessão para o serviço de TV a cabo no país deverá ter, pelo menos, 51% do capital social, com direito a voto, pertencente à sociedade sediada no Brasil, cujo controle pertença a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, limitando a 49% a participação de sócios estrangeiros no capital votante das empresas.

Pela análise realizada pela Anatel, a transferência não se configura em condições que favoreçam o exercício de poder de mercado. Ou seja, não haveria prejuízo à concorrência, uma vez que não há sobreposição entre as atividades desenvolvidas pelas empresas participantes da operação, já que a Telmex antes da transferência não participava dos mercados de TV por assinatura.

No Brasil, a Telmex detém participação no capital da Embratel/Claro e a Globopar atua, principalmente, em comunicação e entretenimento por meio de empresas como a TV Globo, na TV aberta, e a SKY, via satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.