Acesso a centrais de atendimento é campeão de reclamações na Anatel

0

Dificuldade de acesso às centrais de atendimento das empresas de telefonia e a postura dos funcionários nesse atendimento são as duas principais reclamações dos cidadãos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O assunto foi debatido em audiência pública na terça-feira, 15, da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Especialistas e deputados cobraram providências da agência, responsável pela fiscalização do setor.

O superintendente de serviços privados Anatel, Dirceu Baraviera, informou a Anatel intensificou a fiscalização nessa área, inclusive atualizando os regulamentos de fiscalização e de sanções administrativas em caso de descumprimento das normas.

Autor do requerimento para a audiência, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), informou que de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a Anatel tem o pior desempenho entre as agências reguladoras, que só recolhe 4% das multas aplicadas por ela. Ele defendeu que a Anatel cumpra com mais vigor seu papel de fiscalizador e regulador.

“A Anatel não tem conseguido fazer valer as multas e aplicá-las na devida intensidade do não cumprimento dos serviços que foram cobrados e não foram feitos. Isso deixa o consumidor extremamente irado, com muita justificativa”, afirmou. Para Nogueira, é preciso avaliar se as últimas mudanças feitas em normas e procedimentos vão permitir uma melhor fiscalização.

O procurador da República Duciran Farena não acredita no resultado dessas ações. Ele sugere o uso de medidas cautelares, como proibir as vendas da empresa. "Até agora, que eu tenha conhecimento, somente em três casos foi aplicada a medida suspensão de vendas. O caso mais notório foi o caso do apagão do speedy em São Paulo. Precisou pra isso que o conselho diretor da agência apreciasse a aplicação dessa medida cautelar”, afirmou.

Campeãs de reclamações

De acordo com o Procon, historicamente as empresas de telefonia são campeãs de reclamações junto ao órgão. A principal queixa é por cobrança indevida. Cerca 40% dos consumidores que recorrem ao Procon já procuraram o serviço de atendimento da empresa pelo menos três vezes.

"Apesar de uma queda em 2011, o que levou o setor a ocupar o segundo lugar em reclamações atrás das instituições financeiras, historicamente as empresas de telecomunicações têm sido campeãs de reclamações nos Procons", afirmou diretor-executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes.

O deputado Sandro Alex (PPS-PR), um dos autores do requerimento para a realização da audiência pública, Sandro Alex lembrou que estão em discussão na comissão mais de 30 projetos (2522/07 e apensados) determinando que o atendimento das empresas de telecomunicações seja presencial. Os projetos apensados estão sendo relatados pelo próprio deputado. Para ele, o trabalho dos call centers é insuficiente. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.