HPE desenvolve computador de alto desempenho para big data

0

A Hewlett Packard Enterprise apresentou um computador de memória única como um marco no projeto de pesquisa The Machine, que é o maior programa de P&D da história da empresa e tem como objetivo criar um novo paradigma chamado de computação centrada em memória — uma arquitetura customizada para a era do Big Data.

O protótipo contém 160 terabytes (TB) de memória, o que lhe permite trabalhar simultaneamente com os dados contidos em cinco vezes o total de livros da Biblioteca do Congresso Norte Americano — ou seja, cerca de 160 milhões de livros. Jamais havia sido possível armazenar e manipular conjuntos de dados inteiros desse tamanho em um sistema de memória única, e isso é apenas um vislumbre do imenso potencial da computação centrada em memória.

Capacidade 

Com base no protótipo atual, a HPE espera que a arquitetura possa facilmente ser expandida para um sistema de memória única na escala dos exabytes e, além disso, para um pool quase ilimitado de memória — 4.096 yottabytes. De forma contextualizada, isso equivale a 1.000 vezes todo o universo digital existente hoje no mundo.

Com essa quantidade de memória, é possível trabalhar com todos os registros digitais de saúde de todas as pessoas do mundo, todos os dados do Facebook, todas as viagens dos veículos autônomos do Google e todos os conjuntos de dados de exploração espacial ao mesmo tempo — obtendo respostas e descobrindo novas oportunidades em uma velocidade sem precedentes.

A computação centrada em memória coloca a memória, e não o processador, no centro da arquitetura de computação. Eliminando as ineficiências na forma como a memória, o armazenamento e os processadores interagem hoje nos sistemas tradicionais, a computação centrada em memória reduz o tempo necessário para processar problemas complexos de dias para horas, de horas para minutos e de minutos para segundos — para fornecer inteligência em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.