Sun lança plataforma de virtualização de servidores

0

Referência em software de virtualização de servidores, a VMware, empresa pertencente a EMC, a cada dia que passa ganha um novo concorrente, nesse que se tornou um dos mercados mais cobiçados pelos fabricantes de programas e que deve movimentar cerca de US$ 15 bilhões em 2009, segundo projeções do instituto de pesquisas IDC. Depois de Red Hat, Citrix, Microsoft e, mais recentemente, a Oracle, agora é a vez da Sun Microsystems anunciar a sua entrada na disputa por uma fatia desse segmento.

O comunicado foi feito pelo vice-presidente executivo de software da Sun, Rich Green, durante o evento anual da Oracle, o Oracle OpenWorld, que terminou na quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA). A anfitriã já havia aproveitado o encontro para anunciar o seu software de virtualização, o Oracle VM, que, segundo a empresa, é três vezes mais eficiente do que os existentes para plataformas x86 e x86-64.

Assim como o software da Oracle, a plataforma da Sun, batizada de Sun xVM, é baseada na tecnologia de código aberto Xen Hypervisor e suporta os sistemas operacionais Windows, Linux e Solaris. De acordo com Green, a Sun está trazendo muitos dos seus ativos para a plataforma de virtualização, incluindo o acesso ao Solaris 10 e recursos tais como o método de gerenciamento de armazenamento Zettabyte File System (ZFS) e o Predictive Self-healing para detecção e diagnóstico automáticos com a Fault Manager Architecture (FMA) do Solaris.

O executivo disse ainda que a Sun também está colaborando com a Red Hat e a Microsoft para fornecer apoio para as suas diferentes plataformas de virtualização. No contexto das tecnologias de virtualização VMware, Oracle, Red Hat, Citrix, Microsoft e outros, Green disse que os usuários terão várias opções com diferentes pontos de otimização. "Nosso foco é sobre como tirar o máximo poder dos sistemas operacionais, e nesse sentido somos totalmente agnósticos e abertos", afirmou. Na avaliação dele, a líder em virtualização de servidores x86, a VMware, detém atualmente apenas 9% de participação de mercado, o que indica que a virtualização ainda está no início do seu ciclo de vida.

Durante uma conferência de imprensa após a sua palestra Oracle OpenWorld, o CEO da Sun, Jonathan Schwartz, delineou o que ele considera ser a vantagem do xVM sobre produtos concorrentes. Primeiro é o modelo de negócio. O xVM é distribuído livremente. Além disso, o código-fonte das tecnologias do Solaris é aberto ? ZFS, FMA, Crossbow e DTrace ?, as quais encontram-se disponíveis em um hypervisor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.