A importância da assinatura digital nos contratos virtuais

0

Como regra geral, os contratos bilaterais exigem, para a sua validade, os mesmos requisitos dos negócios jurídicos e que se mostram como as regras gerais dos contratos: capacidade das partes, objeto lícito, forma prescrita ou não defesa em lei. Nos contratos virtuais, as condições para a validade contratual são as mesmas dos contratos escritos, porém, com as características próprias que permitam garantir a identidade das partes e a segurança do negócio jurídico.
Nas relações obrigacionais firmadas pela via eletrônica, a questão crucial a ser analisada é a perfeita identificação das partes envolvidas, que visa garantir a segurança jurídica do ato comercial, além do objeto e do preço. Neste universo virtual, onde a agilidade, praticidade e economia são os atrativos principais das relações, a segurança jurídica deve ser destacada e mantida como o fator primordial do negócio jurídico nascente.
Para manter a segurança jurídica destas relações negociais, além da boa-fé objetiva que deve estar inerente nesse intercambio de interesses, há que se proteger a identidade das partes negociantes. Além do acesso ao meio de comunicação e da capacidade, a identificação das partes constitui um meio hábil de proteção ao negócio jurídico e do direito à reparação das lesões causadas pelo vício de consentimento através dos instrumentos virtuais. Embora as lesões causadas pelo vício de consentimento possam ser objeto de reparação jurídica, a garantia da prestação jurisdicional está certamente fortalecida na identificação dos agentes envolvidos e na verdadeira expressão da sua vontade.
Nas relações comerciais de compra e venda, a oferta do produto pelo meio virtual constitui um compromisso do ofertante e a garantia do adquirente quanto da identificação, preço e condições de entrega do produto ofertado. No entanto, nas relações de cunho eminentemente obrigacional, não se fala em oferta, preço ou condições de entrega de produtos, mas sim em direitos e deveres que as partes estabelecem entre si pelo meio virtual e que passam a ter validade no mundo jurídico.
Para estas relações, além da capacidade das partes, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei, a relação obrigacional necessita ser amparada pela manifestação expressa da vontade dos contratantes. É neste instante que destacamos a importância da assinatura ou certificação digital dos documentos, como forma de identificar os agentes e garantir o cumprimento da obrigação.
Fortalecendo este entendimento, vale dizer que a IV Jornada de Direito Civil, aprovou os Enunciados 297 do Conselho da Justiça Federal, ressaltando o valor probante do documento eletrônico de modo a conservar a integridade do seu conteúdo e a idoneidade para apontar sua autoria e de seu conteúdo e idôneo a apontar sua autoria, independentemente da tecnologia empregada. Sendo assim, independentemente da tecnologia empregada ou da forma utilizada, a assinatura digital, criptografada ou digitalizada, assim como a certificação digital, constituem elementos essenciais para a segurança do ato jurídico, permitindo, não só a autenticidade do documento, mas a identidade da partes envolvidas na relação jurídica obrigacional.
No entanto, a ausência de legislação específica a respeito da matéria, a despeito do contido nos artigos 221 do Código Civil e 368 do Código de Processo Civil, que dispõem sobre a assinatura em documento particular, traz a conclusão de que qualquer documento ou contrato eletrônico em que seja possível a identificação dos agentes é capaz de produzir efeito entre as partes envolvidas. Por isso é valido e possui o reconhecimento no mundo jurídico.

* Iverly Antiqueira Dias Ferreira é sócia do escritório Katzwinkel & Advogados Associados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.