LGT deve ser mudada para plano de banda larga dar certo, defende ministro

0

Para as medidas do Plano Nacional de Banda Larga serem bem-sucedidas é necessário que haja uma mudança no marco regulatório da Lei Geral de Telecomunicações (LGT). A afirmação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Segundo ele, a mudança da lei é necessária, já que a expansão da internet em banda larga e a consolidação dos serviços de telefonia celular dependem de uma mudança na utilização e na gestão dos fundos relativos aos serviços telefônicos, como o do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
"Hoje, a utilização do Fust, por exemplo, é tão amarrada, que caso a LGT não passe por uma modificação, o plano poderá ser muito prejudicado", disse o ministro, observando ainda que a intenção do governo com a aprovação do novo plano é destinar o Fust para sua vocação original. Costa participou de audiência realizada na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.
Entre os questionamentos apresentados pelos senadores, estava a dúvida sobre a forma como o governo pretende controlar os investimentos privados na expansão do sistema de telefonia – inclusive para o fornecimento de acesso a internet em banda larga – se hoje sequer a telefonia celular funciona a contento.
Hélio Costa admitiu dificuldades no Norte e Nordeste, mas disse que, ao contrário do ocorrido na privatização da telefonia em 1997, o governo pretende agora nesse novo plano implantar alguns mecanismos que impeçam as empresas de "abandonar" as localidades que não geram tanto lucro. As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.